Desembargadoras tomam posse no Tribunal de Justiça do Estado

Pela primeira vez na história da Corte, duas juízas de carreira tomam posse simultaneamente como desembargadoras

sex, 22/06/2018 - 15h39 | Do Portal do Governo

São Paulo conta com mais duas desembargadoras do Tribunal de Justiça do Estado, em razão da posse, nesta quinta-feira (21), das juízas de Direito Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti e Marcia Regina Dalla Déa Barone. A solenidade teve a presença do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Elias Rosa, que representou o governador Márcio França.

As magistradas assumiram os cargos nas vagas decorrentes das aposentadorias dos desembargadores Carlos Teixeira Leite Filho e Carlos Alberto Garbi. “O Tribunal de Justiça recebe hoje, no segundo grau, duas magistradas que são exemplos na carreira e que obtiveram uma vitória contra o preconceito em relação às mulheres quando ingressaram na magistratura”, afirma o desembargador Walter Rocha Barone.

Carreiras

O magistrado também ressaltou a sensibilidade, empatia, entusiasmo e fé com que as duas desembargadoras exercem as atividades no Judiciário. Já o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, destacou o fato de que, pela primeira vez na história da Corte, duas juízas de carreira tomam posse simultaneamente como desembargadoras. “É emblemático e paradigmático. Isso demonstra a evolução deste Tribunal”, enfatiza.

“As novas desembargadoras são modelos de mulheres, juízas, profissionais, dedicação ao estudo e comprometimento com a carreira”, acrescenta o magistrado. A nova desembargadora Gilda Diodatti é graduada em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco (USP), turma de 1988, e ingressou na magistratura no ano seguinte. A profissional atuou nas comarcas de Osasco, Itaberá, Santa Bárbara D’Oeste, Barueri e da capital. Foi, ainda, juíza da Vara da Infância e Juventude do Foro Regional do Tatuapé.

Márcia Regina Dalla Déa Barone é formada pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, turma de 1985, e ingressou na magistratura em 1989. A magistrada trabalhou nas comarcas de Jundiaí, Angatuba, Cotia e na Capital. Em 2012, a desembargadora assumiu o cargo de juíza substituta em 2º grau.

Também participaram da cerimônia o ex-presidente do Tribunal de Justiça Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, e a procuradora de Justiça Lídia Helena Ferreira da Costa Passos, representando o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, além de desembargadores, juízes, advogados e outras autoridades.