Nova estação Vila Aurora da CPTM beneficia cerca de 20 mil passageiros

Vila Aurora faz parte da Linha 7 - Rubi, que liga o bairro da Luz até o município de Jundiaí

seg, 23/09/2013 - 16h31 | Do Portal do Governo



No dia 9 de setembro foi inaugurada a estação Vila Aurora, na Linha 7 – Rubi, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga o bairro da Luz até o município de Jundiaí. “Metade dos 20 trens da Linha 7 já são novos, com ar condicionado, e nós teremos todos os trens novinhos”, disse o governador Geraldo Alckmin. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Localizada entre Jaraguá e Perus, a nova estação vai atender os moradores dos bairros Cidade D´Abril, Jardim Ipanema, Vila Santa Lucrécia, Parque das Nações Unidas, Conjunto Habitacional Voith e Parque Jaraguá. Estima-se que inicialmente circulem no local cerca de 20 mil pessoas.

LEIA TAMBÉM
Governo paulista realiza maior obra simultânea da história do Metrô
CPTM interliga 22 municípios da Região Metropolitana de São Paulo 

Com investimentos de R$ 40,3 milhões do Governo do Estado, a estação Vila Aurora terá total acessibilidade para deficientes físicos, com elevadores, piso e rota táteis, comunicação em braille, corrimãos e rampas adequadas, além de banheiros comuns e para deficientes.

A Vila Aurora conta ainda com bicicletário com capacidade para 144 vagas, sistema de capacitação de águas pluviais para reuso e a parte externa recebeu um plantio de árvores e trabalhos de paisagismo.

Menos tempo de viagem

Vinte trens fazem as viagens da Linha-7 Rubi da CPTM, sendo 11 deles novos. Alckmin disse que a linha terá 100% dos trens 0 km e o tempo entre eles vai diminuir. “Hoje no horário do rush, a diferença entre um trem e outro é de seis minutos, vai baixar para quatro minutos. Vamos ter mais trens, diminuindo a superlotação; e trens novos, com ar-condicionado. Todos eles serão substituídos”, afirmou o governador.

Obras de Modernização

Seis linhas da CPTM estão passando por modernização. A Linha 7 – Rubi, por exemplo, está com obras de infraestrutura, com a implantação de novos equipamentos de via permanente, sistema de sinalização, rede aérea e energia.

“As estações serão todas reformadas. Agora em dezembro, a primeira estação será Franco da Rocha, depois entregaremos Francisco Morato e Jaraguá, todas já estão em obra. Campo Limpo, Botujuru, Água Branca e Lapa aguardam licitação”, concluiu Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado