Nossa Caixa recebe selo internacional por qualidade de gestão

Banco estadual foi o primeiro no mundo a receber o certificado da British Standard Institution

sex, 11/04/2008 - 10h20 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa recebeu da British Standard Institution (BSI) a certificação BS25999-2:2007, que atesta sua capacidade em gerenciar a continuidade dos negócios no Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB). A placa certificadora foi entregue na quinta-feira, 10, ao presidente Milton Luiz de Melo Santos por Júlio Cezar Fonseca, presidente da BSI para a América Latina.

Estavam presentes na cerimônia os diretores do banco, gestores e consultores do projeto. “É uma honra para o Banco Nossa Caixa, na qualidade de banco público, sair na frente dos bancos privados e ser o primeiro a obter essa certificação”, afirmou Milton Luiz de Melo Santos.

“Parabenizo a Nossa Caixa pelo compromisso que tem com a sociedade ao garantir a confiabilidade de seus processos”, disse Fonseca. “A grande procura pela norma na BSI é algo sem precedentes, fato que demonstra sua importância. O gerenciamento da continuidade dos negócios se tornará um ponto crítico na gestão de todas as empresas.”

BS 25999

A certificação BS 25999 atesta que o Banco Nossa Caixa está preparado para manter as atividades do SPB em casos de interrupções originadas por falhas internas ou por adversidades, como inundações, desastres, atentados e terrorismo. Com isso, o banco assegura a integridade do serviço de SPB a qualquer tempo.

O plano foi elaborado pela área de Tecnologia da Informação do banco a partir da análise dos riscos de interrupção no SPB e seus impactos nos negócios. Todos os procedimentos estipulados foram submetidos a testes de confiabilidade e, agora, devem ser refeitos a cada seis meses.

Os ambientes do SPB da Nossa Caixa – produção, homologação e contingência – funcionam 24 horas por dia, em sistema de disponibilidade total, durante os sete dias da semana.

A norma britânica BS 25999 foi criada pela BSI em 2006 e, cerca de um ano depois – em outubro de 2007 – foi publicada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o nome ABNT NBR 15999-1.

SPB

Implantado em abril de 2002, o SPB introduziu o Brasil ao seleto grupo de países em que as transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional.

O SPB é responsável pela liquidação dessas operações no país e, por isso, os custos de uma interrupção em seus processos são incalculáveis. O Banco Central monitora e participa do sistema.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é um dos principais benefícios do SPB para os clientes pessoa física e jurídica. Por meio desse serviço, é possível fazer transferências interbancárias no mesmo dia, desde que haja efetiva disponibilidade de recursos na conta do remetente.

Depois de iniciada, a transação não pode ser cancelada. Em 2002, a Nossa Caixa realizou aproximadamente 119 mil operações de TED.

Em 2007, foram mais de 1,7 milhão de operações desse tipo, número que corresponde a quase 3% do total de TED´s realizadas pelo mercado.

Da Nossa Caixa