Nossa Caixa, há 90 anos o banco dos brasileiros de São Paulo

Total de clientes atendidos pelo banco chega a 5,4 milhões

ter, 27/03/2007 - 21h27 | Do Portal do Governo

Em 2007, o Banco Nossa Caixa comemora mais uma conquista em sua já quase centenária história: passou a pagar toda a folha de pagamento do Estado de São Paulo. São 1,1 milhão de servidores ativos e inativos, que juntos recebem cerca de R$ 2,0 bilhões mensalmente. Agora, o total de clientes atendidos pelo banco chega a 5,4 milhões.

Terceiro maior banco público do País, quinto maior em depósitos de poupança, nono em depósitos totais e décimo primeiro em ativos totais, a instituição que está presente em todos os 645 municípios paulistas completou 90 anos em 22 de março.

Sua trajetória sempre esteve ligada ao desenvolvimento econômico e social de São Paulo. E agora quer intensificar sua presença na agenda de todos os projetos voltados para o desenvolvimento do estado e empregar toda a sua experiência e competência na prospecção de novas oportunidades de negócios e no gerenciamento dos fundos financeiros que contam com recursos do Estado de São Paulo.

Na prática, isso significa que a Nossa Caixa trabalha para tornar ainda mais eficiente a gestão dos diversos fundos setoriais hoje sob a administração do banco. Atualmente, administra 20 programas/projetos de grande alcance social em todo o Estado. Entre eles, o Banco do Povo Paulista, o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista, o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, o Programa de Microbacias Hidrográficas, o Projeto Ação Jovem, o Programa Renda Cidadã e outros, além das Loterias da Cultura e Habitação.

Inaugurado em 22 de março de 1917, na rua Floriano Peixoto, ao lado do Pátio do Colégio, a Nossa Caixa iniciou suas atividades com o depósito de um conto de réis, feito pelo estudante Paulo Francisco de Arantes, 15 anos, filho do então presidente do Estado Altino Arantes – posto que hoje equivaleria ao de governador de São Paulo. Naquela época, a então Caixa Econômica de São Paulo tinha por objetivo captar poupança popular e aplicá-la no desenvolvimento da economia local, abatida, como o resto do mundo, pela Primeira Guerra Mundial. São Paulo e o Brasil tinham na cafeicultura seu motor econômico, engasgado pela forte queda das cotações internacionais.

Nesse cenário, Altino Arantes inaugura a Caixa Econômica na capital do Estado, e outras três unidades. Em Santos, porto por onde o café era distribuído e exportado (2 de maio); em Campinas (2 de junho); e em Ribeirão Preto (30 de junho). Todas tinham autonomia administrativa, mas eram submetidas às diretrizes operacionais da Secretaria da Fazenda. Elas se multiplicaram pelo Estado e, no início dos anos 1950, o governo estadual reuniu todas as caixas econômicas em uma única autarquia que passou a se chamar Caixa Econômica do Estado de São Paulo. Por um tempo, a sede foi mantida na Rua Floriano Peixoto, mas a concentração exigiu maior espaço físico e seus setores administrativos foram temporariamente transferidos para a Rua Formosa, também no centro da capital paulista. Só em dezembro de 1956, a administração e a agência Matriz da Nossa Caixa foram instaladas no edifício Altino Arantes, na Rua XV de Novembro, 111, Centro, onde funcionam até hoje.

As obras do edifício Altino Arantes começaram em 1941 para receber a Superintendência dos Serviços do Café. Por um ano, entre 1956 e 1957, a Superintendência e a Caixa Econômica do Estado de São Paulo dividiram as instalações do prédio. Nas décadas que se seguiram, a instituição acompanhou a evolução do sistema financeiro nacional e participou ativamente do desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo. Em 1974, a Caixa Econômica do Estado de São Paulo deixou de ser autarquia para se transformar em empresa de sociedade anônima.

Dezesseis anos mais tarde, em 1990, tornou-se banco múltiplo, reformulação que lhe permitiu diversificar a ação comercial e ganhar ainda mais musculatura. Na virada do século, em novembro de 2000, com a privatização do Banespa, a instituição assumiu a posição de banco oficial do Estado de São Paulo e sua razão social passou a ser Banco Nossa Caixa S.A.

No ano seguinte, em 2001, a Lei Estadual 10.853 alterou a forma societária da instituição, autorizou o Estado de São Paulo a vender até 49% de suas ações e a obter o registro de companhia aberta. Tornou-se, assim, uma companhia de economia mista. Sob o novo formato, o banco se reestruturou profundamente. Enquanto avançava no interior paulista, o Banco Nossa Caixa também instalou agências em Uberlândia e Belo Horizonte (MG), Londrina e Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e no Rio de Janeiro (RJ), e, em 2004, em Brasília (DF) – ano em que o banco chegou a todos os 645 municípios paulistas, por meio de sua extensa rede de atendimento.

No ano seguinte, em 28 de outubro de 2005, autorizado pela Assembléia Legislativa, abriu capital e, desde então, está listado no Novo Mercado da Bovespa. Entre 2005 e 2006, deu uma grande arrancada para uma expansão histórica. Fez parcerias com a Mapfre, seguradora de renome internacional, e com a Rodobens, companhia reconhecida na área de consórcios. Com estas iniciativas criou novos produtos, deu ainda maior impulso à expansão física da rede de atendimento e contratou 2,5 mil novos funcionários por meio de concurso público.

Como agente financeiro exclusivo do Estado de São Paulo, a Nossa Caixa é responsável pela transferência de recursos aos municípios paulistas, realiza os pagamentos aos fornecedores do Estado e administra todos os depósitos judiciais do Estado. Com o processo de modernização, a Nossa Caixa também ganhou um novo slogan que reflete essa transformação: “Mais que um banco. O Nosso Banco”, que traduz seus atributos de solidez, competência, tradição, eficiência e transparência.

C.M.