Nos dez laboratórios do Ital, inovação e pesquisa

Cada unidade técnica atende uma área da indústria de alimentos

seg, 27/08/2007 - 11h21 | Do Portal do Governo

Para atender as diversas áreas da indústria de alimentos, o Ital mantém dez unidades técnicas especializadas. Equipes multidisciplinares estão mobilizadas tanto no desenvolvimento de pesquisas quanto no atendimento de demandas.

O Centro de Química de Alimentos e Nutrição Aplicada por sua capacidade e experiência em trabalhar com todos os tipos de alimentos (processados ou in natura) tem se estabelecido como centro de referência em metodologias analíticas e desenvolvimento tecnológico.

O diretor, Paulo Roberto Nogueira Carvalho, destaca entre os inúmeros trabalhos realizados está a formulação da tabela brasileira de composição de alimentos, iniciativa pioneira, em parceria com a Unicamp. “O Ital, por meio do Centro de Química de Alimentos, participa desse projeto realizando cerca de 80% das análises dos produtos”, explica.

O Cereal Chocotec, como é conhecido o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Chocolates, Balas, Confeitos e Panificação também mantém uma vasta gama de serviços, fazendo análises de vida-de-prateleira, controle de produtos e processos, adequação tecnológica para a exportação, transferência de tecnologias, estudo de mercado e hábitos de consumidores estrangeiros. “Somos um exemplo de parceria público-privada e nosso trabalho é o de contribuir para que as empresas produzam com mais tecnologia e eficiência”, afirma a diretora, Denise Jardim.

Quem atesta o trabalho desenvolvido pelo Ceral Chocotec é Getúlio Ursulino Netto, diretor da Dantop Fiorentina e presidente do Conselho Consultivo da unidade. “Na década de 70, quando fui diretor da indústria de chocolates Lacta e presidente do Sindicato da Indústria de Chocolates, Cacau e Balas do Estado de São Paulo já recomendava a utilização do Ital por ser um centro de excelência”, afirma.

Assessoria completa

Com laboratórios de análises microbiológicas, sensoriais e físico-químicas, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Carnes (CTC) realiza pesquisas e presta assessoria técnica em abate e processamento de carnes de diferentes espécies. Também está apto a avaliar a qualidade e desenvolve produtos para a indústria frigorífica.

Segundo explica Nelson Beraquet, diretor do Centro, em 2004 o Brasil assumiu a liderança na exportação de carne bovina e de frango. “Com isso vimos um aumento da necessidade no controle de qualidade. Nessa época, criamos um programa de apoio de qualidade de frigoríficos”.

Outro trabalho destacado pelo diretor, entre a ampla produção do centro, é o da rotulagem da carne de aves. “A União Brasileira de Avicultura solicitou esse trabalho. Os primeiros dados brasileiros de composição dos diferentes cortes da carne de frango foram analisados por nós”.

No Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios (Tecnolat) foram realizadas as primeiras pesquisas dos produtos a base de soja, na década de 60. Hoje, o Centro vem trabalhando na pesquisa para a produção de produtos light e diet de requeijão e doce de leite.

A diretora do Tecnolat, Izildinha Moreno explica que o Centro está capacitado para desenvolver pesquisas completas. “Para desenvolver um produto, além dos aspectos técnicos é necessária também a pesquisa de mercado. Temos condições de fazer as pesquisas e apresentar várias opções a quem nos procura”, orienta.

A elaboração de anteprojetos de instalação de agroindústrias com opção de estudo de viabilidade técnico-econômica, bem como projetos de desenvolvimento ou otimização de processos e produtos estão entre as atividades do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Hortifrutícolas (Fruthotec). Tanto para grandes quanto para pequenos e médios produtores.

Segundo sua diretora, Alba Nisida, atualmente o Centro tem como ponto forte atender ao produtor rural, ao micro e ao pequeno empresário para transferir tecnologia e gerar novos negócios de forma sustentável. “O Fruthotec dá assessoria desde a recomendação de negócios até o fornecimento de tecnologia e o apoio técnico para que ela se mantenha no mercado”. 

Pesquisa e apresentação de soluções com diferentes materiais de embalagens, proteção do produto e seu acondicionamento estão sob a responsabilidade do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens (Cetea). O Grupo de Engenharia e Pós-Colheita (GEPC) pesquisa, desenvolve e presta assistência tecnológica na área de engenharia de processos industriais e de manuseio e armazenamento de frutas e hortaliças in natura e seu processamento mínimo.

A Unidade Laboratorial de Referência de Análises Físicas Sensoriais e Estatísticas (Lafise), entre outras atividades, realiza testes descritivos, discriminativos e com consumidores; avalia as propriedades físicas de cor, densidade, viscosidade, consistência, textura, granulometria e outras; avalia o nível higiênico dos processos e produtos a partir de análises microscópicas para a detecção e identificação de matérias estranhas.

O Centro de Informações em Tecnologia de Alimentos (Cial) gerencia e presta serviços de inteligência e informação tecnológica para os usuários do setor de alimentos; comercializa publicações técnico-científicas; realiza eventos de atualização e treinamento; e oferece apoio logístico e suporte estratégico às atividades institucionais.

A Unidade Laboratorial de Referência em Microbiologia oferece serviços especializados e dá suporte aos setores de controle de qualidade e desenvolvimento de produtos alimentícios, realizando ensaios laboratoriais e análises microbiológicas em alimentos.

Para mais informações acesse:

Ital – Instituto de Tecnologia de Alimentos – (www.ital.sp.gov.br)

Unidade Laboratorial de Referência em Microbiologia (www.ital.sp.gov.br/micro)

Centro de Química de Alimentos e Nutrição Aplicada (www.ital.sp.gov.br/química)

Unidade Laboratorial de Referência de Análises Físicas Sensoriais e Estatísticas (Lafise) (www.ital.sp.gov.br/lafise)

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Chocolates, Balas, Confeitos, e Panificação (www.ital.sp.gov.br/cerealchocotec)

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Carnes (CTC) (www.ital.sp.gov.br/ctc)

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios (www.ital.sp.gov.br/tecnolat)

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Hortifrutícolas (www.ital.sp.gov.br/fruthotec)

Centro de Informações em Tecnologia de Alimentos (www.ital.sp.gov.br/cial)

Centro de pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens (Cetea) (www.ital.sp.gov.br/cetea)

Grupo de Engenharia e Pós-colheita (www.ital.sp.gov.br/gepc)

Joice Henrique