No inverno, pacientes com câncer devem ter cuidados especiais

Para aliviar sintomas, é importante estar agasalhado e reforçar proteção das extremidades com uso de luvas, gorros e toucas

seg, 24/06/2019 - 10h34 | Do Portal do Governo

Com a chegada do inverno, chegam também as temperaturas mais baixas e o tempo mais frio. Por conta disso, os pacientes que estão em tratamento oncológico devem ter atenção especial à saúde.

Os medicamentos quimioterápicos costumam acentuar a sensibilidade ao frio, provocando nos pacientes a sensação de formigamento ou de choque, principalmente nas mãos e nos pés.

Para aliviar os sintomas, é importante estar sempre agasalhado e reforçar a proteção das extremidades com o uso de luvas, gorros, toucas e meias grossas. O consumo de chás e outras bebidas quentes também ajuda a manter a temperatura do corpo.

Imunidade

A medicação também provoca queda na imunidade, aumentando o risco de infecções respiratórias, como resfriados e sinusites. Para prevenção, é essencial lavar bem as mãos com água e sabão diversas vezes ao dia, além de evitar ambientes fechados e climatizados. Os pacientes que estão internados não devem receber visitantes que estejam com os sintomas da gripe.

“Eu sempre sigo as recomendações de higiene. Procuro lavar muito bem as mãos antes de qualquer refeição”, explica a dona de casa Cirlei Gregório, que passa por um tratamento de câncer de mama.

Na alimentação, é importante que o paciente mantenha o consumo de alimentos frescos – de procedência confiável – e se hidrate com frequência. Esse é um ponto de atenção especial porque, no fim, as pessoas tendem a sentir menos sede, já que a transpiração é menor.

Quem for viajar deve continuar seguindo todas as recomendações médicas e, principalmente, não se esquecer de levar todos os remédios prescritos pelo especialista. “Mesmo fora de casa, o tratamento não pode ser interrompido sem que haja indicação clínica”, explica a oncologista Maria Del Pilar Esteves Diz.