No Dia Mundial sem Tabaco, veja dicas para deixar de fumar

Tabagismo é responsável por 23 mortes a cada hora e mais de 5 milhões de mortes por ano, segundo a OMS

dom, 31/05/2015 - 12h38 | Do Portal do Governo

O Dia Mundial Sem Tabaco é lembrado neste domingo, 31. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a população sobre os malefícios do cigarro, responsável por 23 mortes a cada hora e mais de 5 milhões de mortes por ano, segundo a própria OMS.

Em São Paulo são oferecidas alternativas aos fumantes que desejam largar o vício. Os interessados podem participar de diversos programas oferecidos pelo Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas).

Confira algumas dicas da instituição para largar o vício:

– Há três formas mais comuns de parar. A primeira delas é abrupta e mais eficaz. Você decide jogar o maço no lixo e não fumar mais. Há, também, a redução gradual, ou seja, contar quantos cigarros fuma por dia e determinar quantos cigarros serão diminuídos diariamente. Ainda há a maneira de fazer um adiamento gradual, em que consiste em adiar em uma hora o primeiro cigarro que fuma no dia até parar.

– O cheiro e os objetos associados ao cigarro dificultam a mudança de hábito. Portanto, a dica para facilitar o distanciamento e o esquecimento do cigarro é adotar posturas como trocar os lençóis, lavar as roupas e objetos pessoais que ainda tenham o cheiro de cigarro, lavar o carro, retirar cinzeiros, jogar fora ou doar isqueiros e jogar no lixo os últimos cigarros que ainda possui.

Do Portal do Governo do Estado