No Dia Mundial do Livro, Metrô lança projeto #achadosnaleitura

Companhia do Metropolitano instalou duas estantes na estação Brigadeiro, da Linha 2-Verde, com 200 exemplares disponíveis

ter, 23/04/2019 - 12h57 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo acaba de lançar o projeto #achadosnaleitura, de modo a celebrar o Dia Mundial do Livro e com o objetivo de incentivar o hábito da prática. Nesta terça-feira (23), na estação Brigadeiro, da Linha 2-Verde, a Companhia instala duas estantes com 200 exemplares disponíveis para os passageiros.

Com o lema “Alguém perdeu, nós achamos e todos compartilharemos”, a iniciativa-piloto permite o acesso dos passageiros às obras recebidas na Central de Achados e Perdidos do Metrô que não foram procuradas há mais de 60 dias, tempo máximo para que os objetos permaneçam no local.

Em paralelo, os passageiros também podem colaborar para manter as estantes sempre cheias, doando seus próprios livros. Além disso, os usuários poderão disseminar a ideia, registrando por foto o momento da retirada ou entrega de um livro e compartilhar nas suas próprias redes sociais, marcando as hashtags #metrosp e #achadosnaleitura.

As estantes serão itinerantes e mudarão a cada dois meses, permitindo que os passageiros de todas as linhas e estações participem da iniciativa.

Funcionamento

Todos os livros da Central de Achados e Perdidos que estarão na estante terão um carimbo que os identifica como parte do projeto. De início, o Metrô vai disponibilizar cerca de 200 livros de vários temas. O estoque será reposto semanalmente por funcionários da Companhia do Metropolitano.

Os passageiros poderão levar os livros, devolvendo-os após a leitura para que novas pessoas possam utilizá-los. Para colaborar, basta levar um exemplar até a estação onde a estante estiver localizada. Não serão aceitos livros didáticos e de cunho religioso, político ou sexual.