No Dia da Educação, SP inicia distribuição de 4,6 milhões de livros para crianças da rede estadual

Projeto “Livros na Sala de Aula” beneficia 1.431 unidades em todo o Estado que oferecem o ciclo I do Ensino Fundamental

seg, 28/04/2014 - 17h25 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, 28, Dia da Educação, as crianças de 6 a 11 anos que estudam nas escolas estaduais de São Paulo começam a receber 4,6 milhões de livros. A ação faz parte do projeto “Livros na Sala de Aula”, que beneficia as 1.431 unidades da rede estadual de São Paulo que oferecem o ciclo I do Ensino Fundamental.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Até o final de maio, 675 títulos voltados a esta faixa etária serão disponibilizados de forma livre, em sala de aula. O objetivo é garantir que os estudantes, ao longo dos primeiros cinco anos de estudo, façam parte da comunidade de leitores.

O incentivo à leitura é um importante aliado na melhoria do desempenho dos alunos. De acordo com os dados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), 94,6% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que têm 7 anos, já sabem ler e escrever. A meta estipulada no Brasil é de 8 anos de idade.

“Os números indicam que as ações para reforçar a base de aprendizagem dos estudantes da rede estadual vêm dando resultado”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald. “Por isso, investimos fortemente em programas como o ‘Ler e Escrever’, focado na alfabetização no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, e incentivamos a leitura livre dentro e fora da sala de aula.”

Do Portal do Governo do Estado