No ‘Big Day’, Parque Ecológico do Tietê vira grande observatório de aves

Espaço na capital receberá, no próximo sábado (19), ações ligadas à observação e ao registro de espécies, das 7h às 12h

sex, 18/10/2019 - 14h22 | Do Portal do Governo

Neste sábado (19), o Parque Ecológico do Tietê, na capital, será cenário do “Big Day”, um dia voltado para a observação e registro de aves. O evento será realizado das 7h às 12h pelos biólogos do Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), em parceria com a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil).

Realizado mundialmente, o Big Day é voltado à observação e registro de aves com o objetivo de coletar dados sobre espécies para pesquisas que possam compreender o comportamento das espécies. Vale lembrar que o CRAS é administrado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

O evento é gratuito, sem limitação de idade e para participar não é necessário realizar inscrição prévia. Basta ir ao local de encontro, em frente ao painel de aves, localizado próximo à administração do Parque.

Biodiversidade

O evento, que acontece na primavera, está na quarta edição e busca promover a ciência cidadã, contribuindo para o monitoramento e conhecimento sobre a biodiversidade. A iniciativa também é uma grande competição entre observadores que disputam quem vê e registra mais exemplares, e principalmente, quem manda mais listas para o banco de dados on-line eBird.

Contando com mais de 250 espécies, o Parque Ecológico do Tietê é recomendável para contemplar diversas aves, entre as quais: biguatinga, carão, garça-branca-grande, gavião-caramujeiro, periquito-rico e sanhaçu-cinzento.

SERVIÇO

Big Day – Observação e registro de aves no Parque Ecológico do Tietê
Núcleo Engenheiro Goulart
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70
Horário de funcionamento do núcleo: 8h às 17h – Entrada Gratuita
• Estacionamento: 50 vagas no interior, próximo à administração do parque e 1.000 vagas no estacionamento externo.
• Telefone: (11) 2958-1477/1450/9035 (para agendamentos e informações)
• Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: Programa de Educação Ambiental, visita monitorada ao Museu, quiosques grandes, quadras, campos de futebol e palco ao ar livre

Como chegar: O acesso fica na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000.

• Indo de carro, entre no km 17 da rodovia Ayrton Senna, sentido SP/Rio;
• Waze/GPS: Rodovia Via Parque, 8055;
• De Metrô, desembarque na estação Penha, pegue o ônibus Jardim Keralux e desça na entrada do Parque;
• Pela CPTM, desembarque na estação Engenheiro Goulart e siga caminhando até a entrada do Parque.