Nesta semana, Alckmin fala da queda histórica no índice de mortalidade perinatal

Taxa caiu 25% em dez anos, o que significa 4,7 mil vidas salvas nesse período

seg, 21/02/2011 - 22h00 | Do Portal do Governo

Neste programa de rádio Conversa com o Governador, Geraldo Alckmin fala da taxa de mortalidade perinatal, que se refere aos óbitos fetais a partir da 22ª semana de gestação até sete dias completos após o nascimento. O indíce caiu 25% em dez anos no Estado. De 18,5 por mil nascidos vivos e nascidos mortos no ano 2000, o valor passou a 13,8 em 2009. Isto significa uma vida salva a cada quatro gestações ou nascimento, na comparação com o início da década, ou 4,7 mil vidas salvas neste período.

A taxa de mortalidade perinatal é considerada um importante indicador de saúde pública. Seu estudo fornece informações valiosas ao Estado sobre a qualidade da assistência prestada à mulher durante o período de gravidez e o pós-parto.

Novidade na edição 2011 do programa de rádio, o quadro Governador Responde apresenta perguntas de internautas enviadas ao portal do governo e respondias por Alckmin. Os interessados podem enviar as questões pelo endereço www.saopaulo.sp.gov.br, clicando no link “Fale conosco”.

Confira as transcrições do programa e das respostas do governador  às perguntas dos internautas.