Na despedida, Papa agradece hospitalidade e manifestações calorosas do brasileiro

Após cinco dias de agenda cheia em São Paulo e Aparecida, Papa Bento XVI encerrou sua visita ao Brasil na noite deste domingo, 13

seg, 14/05/2007 - 9h50 | Do Portal do Governo

Após cinco dias de agenda cheia em São Paulo e Aparecida, o Papa Bento XVI encerrou sua visita ao Brasil na noite deste domingo, 13, ao embarcar, na Base Aérea de São Paulo, com destino a Roma.

O Papa chegou de Aparecida por volta de 20 horas. Na entrada do hangar da base aérea, o vice-presidente José Alencar (representando o presidente Lula) e sua esposa deram as boas vindas ao Sumo Pontífice. Escoltados por 20 homens da guarda especial da aeronáutica, Bento XVI e o vice-presidente dirigiram-se ao palco montado no interior do hangar para as palavras de despedida.

O governador de São Paulo, José Serra e o vice-governador, Alberto Goldman,estiveram presentes à solenidade em Guarulhos, assim como a embaixadora do Brasil no Vaticano, Vera Machado.

Em breve pronunciamento, o Papa afirmou ter vivido horas inesquecíveis. “Na minha memória ficarão para sempre gravadas as manifestações de entusiasmo e de profunda piedade deste povo generoso da Terra da Santa Cruz que, junto à multidão de peregrinos provindos deste continente da esperança, soube dar uma pujante demonstração de fé em Cristo e de amor pelo sucessor de Pedro”, afirmou.

Dirigindo-se ao vice-presidente, José de Alencar, e ao governador José Serra, o sumo pontífice agradeceu a acolhida “e as provas de delicadezas dispensadas nestes dias”. O Papa despediu-se com uma benção: “Tende a certeza de que levo a todos no meu coração, donde brota a benção que vos concedo e que faço extensiva a todos os povos da América Latina e do mundo. Muito obrigado”, finalizou.

Organização e tranqüilidade

O governador José Serra avaliou como extraordinária a visita do Papa. “Foi boa para o desenvolvimento espiritual do Brasil, boa para a nossa sociedade e boa para a nossa vida”. Para o governador, o Papa trouxe a palavra de moral cristã para o País. “Nosso povo está sedento de definição de valores morais. Ele trouxe isso nessa viagem, junto com uma grande dedicação, leveza e tranqüilidade”, afirmou.

Sobre a missa em Aparecida, que reuniu cerca de 150 mil fiéis na manhã de domingo, Serra considerou: “Foi a missa mais tranqüila e emocionante que eu assisti em toda a minha vida. Foi, sem dúvida, uma demonstração extraordinária de organização e de comportamento solidário. São Paulo e todo o Brasil estiveram reunidos em Aparecida”, destacou.

E o governador aproveitou para cumprimentar a organização da visita. “Estão de parabéns as Polícias Civil, Militar, Federal e as Forças Armadas nesse trabalho de organização”. Serra lembrou que, apesar de toda a estrutura, a segurança não precisou ser exercida “porque a paz se incorporou em nossa sociedade com a chegada do Papa”.

Às 20h55 o Papa embarcou no Boeing 777-200 da Alitália com 22 pessoas de sua comitiva e 69 jornalistas (sendo quatro brasileiros), encerrando  a primeira viagem pastoral do papa Bento XVI à América.

Leia também:

A íntegra do pronunciamento de despedida do Papa

Joice Henrique