Mutirão para atualizar carteira de vacinação vai até sexta

Secretaria da Saúde realiza companha para colocar em dia a imunização de 2,8 milhões de crianças menores de 5 anos

qua, 28/08/2013 - 14h27 | Do Portal do Governo

Vai até sexta-feira, 30, o mutirão que está atualizando a caderneta de vacinação de crianças com menos de 5 anos. A meta da Secretaria da Saúde é colocar em dia a imunização de ao menos 2,8 milhões de crianças em todo o Estado. Nos postos de saúde, os profissionais vão conferir o documento e aplicar, gratuitamente, as doses em atraso, conforme a faixa etária de cada um.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Para realizar o mutirão, a Secretaria mobiliza 38,3 mil profissionais em 5,8 mil postos de saúde fixos e volantes em todo o Estado. O atendimento é oferecido das 8h às 17h. A campanha tem a participação das prefeituras.

As doses são aplicadas para proteger contra 15 tipos de doenças, como paralisia infantil, gripe, rotavírus e meningite. Também é disponibilizada a vacina Pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças. Se o documento foi perdido ou extraviado, a recomendação é procurar o mesmo posto no qual a criança foi vacinada anteriormente para acessar o histórico de vacinação.

Segundo a diretora de Imunização da Secretaria da Saúde, Helena Sato, a campanha tem entre suas finalidades reforçar a imunização, principalmente contra doenças que apresentam coberturas vacinais mais baixas, como a pneumonia.

“A vacina contra a pneumonia também está prevista no calendário e deve ser administrada aos 3, 5 e 7 meses de vida, com reforço aos 15 meses”, ressalta. “Esta é uma campanha muito importante. Para que essas crianças estejam protegidas, é fundamental que mantenham a cobertura vacinal completa, de acordo com cada idade.”

SERVIÇO
Mutirão de vacinação
Até sexta, 30 de agosto
Das 8h às 17h, nos postos de saúde

Do Portal do Governo do Estado