Mutirão leva cidadania para bairros da periferia da capital

População tem acesso a serviços como emissão de RG e carteira de trabalho, além de palestras educativas e atividades culturais

seg, 13/07/2009 - 16h33 | Do Portal do Governo

A dona de casa Marinez Viana da Silva reservou a última quarta-feira para regularizar os documentos de identidade dos filhos. Jean, de 15 anos, Janaína, de 14, e a pequena Raíssa, de 9, acompanharam a mãe até a Escola Municipal Henrique Felipe da Costa Henricão no Itaim Paulista, zona leste da capital, para tirar fotos, preencher formulários e emitir o RG.

Dona Marinez faz parte das centenas de pessoas que aproveitaram o “Cidadania Para Todos” – evento realizado pelo Centro da Integração da Cidadania (CIC) da Zona Leste, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania – para legalizar documentos pessoais ou dos filhos. No encontro, os participantes puderam acompanhar palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e o consumo sustentável de energia elétrica.

“Eu precisei do RG para fazer matrícula no 1º ano do ensino médio. Como ainda não tinha, deixei a certidão de nascimento, mas perdi quase três meses de aula”, lembra Jean Viana, filho de Marinez. Além do documento de identidade, os visitantes puderam tirar a 2ª via de certidões (nascimento, casamento e óbito) e se candidatar a vagas de trabalho.

“Vim tirar minha carteira de trabalho porque quero conseguir um bom emprego”. Esse foi o discurso adotado pelo jovem Mauro Ferreira da Silva, de 15 anos. Ao lado da mãe, o rapaz levou menos de 15 minutos para obter o documento. “Eu estudo e moro perto dessa escola. Como não tinha fila, já fomos atendidos”, disse com satisfação.

Durante o encontro, os visitantes também puderam conferir uma peça de teatro sobre o consumismo, um bate-papo com funcionários do Procon-SP, uma apresentação de circo, conversas sobre higiene bucal e violência doméstica, roda de capoeira, medição de pressão arterial e corte de cabelo – tudo gratuito. A fanfarra do colégio, composta por alunos da 2ª a 8ª séries, fez uma apresentação e encerrou as atividades do “Cidadania para Todos”.

O evento realizado no “Henricão” – como a escola é conhecida na comunidade – é fruto de uma série de mini-jornadas, realizadas a cada 15 dias, para definir os serviços públicos a serem prestados para a população das regiões periféricas que vive no entorno dos postos do CIC. “Nós fechamos parcerias com organizações governamentais e com a sociedade civil, que nos oferecem palestras e serviços voltados à educação, cultura e à cidadania. Os encontros podem ocorrer tanto em escolas municipais como nas estaduais e sempre abordamos temas como os direitos do cidadão, a questão da rede elétrica e as pipas (tema recorrente nas férias), uso racional da água e prevenção de DSTs”, afirma Regina Usana da Silva, diretora do CIC Leste.

“Escola e cidadania são parceiras, já que a escola é uma extensão para a comunidade. Acho que esses convênios são fundamentais porque iniciativas isoladas da escola geralmente mínguam. Esta é a segunda vez que realizamos o ‘Cidadania Para Todos’ no colégio e é sempre um sucesso”, afirmou Maria Lúcia Santos Lucena, diretora do colégio.

O projeto possui um cronograma aprovado anualmente. Ao todo, são dez postos do CIC distribuídos pelo estado. Na capital, são há o CIC Norte (Jaçanã), CIC Leste (Itaim Paulista), CIC Oeste (Jaraguá), CIC Sul (Jardim São Luís), Casa da Cidadania (Jabaquara) e Feitiço da Vila (Capão Redondo). No interior, existem CICs em Campinas, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Guarulhos. Cada um é responsável por organizar um “Cidadania para Todos” por mês.

Confira o cronograma do “Cidadania Para Todos”

Agosto
CIC Sul (Jardim São Luís) – 14 e 15 de agosto
Endereço: R.José Manoel Camisa Nova, 100 – Campo Limpo
Fone: 5514-0182 ou 5891-4472

Setembro
CIC Casa da Cidadania – 11 e 12 de setembro
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 11,5 – Casa 19 – Vila Guararini- Jabaquara
Fone: 5021-6624

Outubro
CIC Norte – 02 e 03 de outubro
Endereço:
Rua Ari da Rocha Miranda, 36 – Jova Rural/Jaçanã
Fone: 6246-5384 ou 6246-5380

CIC Francisco Morato – 18 e 19 de outubro
Endereço
: Rua Tabatinguera, 45 – Francisco Morato
Fone: 4489-3133 ou 4489-3255

CIC Feitiço da Vila – 23 e 24 de outubro
Endereço
: Estrada de Itapecerica, 8.887 – Capão Redondo
Fone: 5825-2444 ou 5825-2061

Novembro
CIC Campinas – 13 e 14 de novembro
Endereço
: Rua Odete Therezinha Octaviano Santucci, 92 – Bairro Vida Nova
Fone: (19) 3226-6161/6162 – 3224-7191