Mutirão de mamografias atende 1,9 mil mulheres por hora

Foram 17,3 mil exames no sábado, início do projeto; nos próximos 15 dias serão atendidas mais 83 mil mulheres

seg, 21/05/2007 - 11h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de finalizar balanço do primeiro dia do mutirão estadual de mamografias, realizado no sábado, 19 de maio. Em nove horas de atendimento, das 8 às 17 horas (com pequenas variações em algumas unidades), foram realizadas 17,3 mil mamografias, ou seja, em média, 1,9 mil por hora.

O mutirão, o maior já realizado no Brasil, continua atendendo pelas próximas duas semanas. A expectativa da Secretaria é que mais 83 mil mulheres realizem mamografias, superando-se a expressiva marca de 100 mil exames.

Para participar é preciso ter agendado atendimento por telefone (a Secretaria disponibilizou linhas por todo o Estado) e apresentar o pedido médico. O atendimento é com hora marcada. A paciente deverá ir ao local já indicado pelo atendimento telefônico. As unidades participantes estão com identificação.

Esta é uma iniciativa do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria, lançado no início do ano pelo governador José Serra e pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. “O diagnóstico precoce é extremamente importante para tratamento de câncer. São 100 mil mulheres se prevenindo contra câncer de mama neste mutirão”, afirma o secretário Barradas Barata.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(J.H.)