Mutirão de exames de DNA convoca 622 famílias da região de Presidente Prudente

Evento está programado o próximo sábado, 18 de agosto

seg, 13/08/2007 - 14h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), promove no próximo sábado, 18 de agosto, a partir das 8 horas, o mutirão de coleta de sangue para exames de paternidade (DNA) em 622 famílias da regional de Presidente Prudente, que incluiu 49 cidades, entre elas Osvaldo Cruz, Presi- dente Epitácio, Presidente Venceslau e Teodoro Sampaio.

Neste ano, o instituto já estendeu o atendimento em mutirão a quatro regionais (Santos, Bauru, Araraquara e Marília), perfazendo um total de 920 famílias beneficiadas. As convocações fazem parte de uma iniciativa que visa a agilizar o processo de coleta de sangue para investigação de paternidade no interior e litoral de São Paulo e zerar a fila, paralelamente às rotinas semanais de coleta vigentes, desde 2006, em dez regionais. Ainda neste semestre serão realizados mutirões de DNA em Sorocaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Os exames de DNA feitos pelo Imesc são pedidos via processos judiciais. É necessário que as três, ou mais, partes envolvidas estejam presentes no ato da coleta (mãe, filho e o suposto pai), portando documentos originais com foto e certidão de nascimento da criança. A ausência de uma das partes impossibilita a coleta.

O exame é bem simples: primeiro é preenchida uma ficha e depois feita a retirada de apenas uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas para análise laboratorial. Para solicitar o exame é necessário que os interessados procurem o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Serviço:

Mutirão de coleta de sangue para exames de DNA em Presidente Prudente

Data: 18 de agosto

Horário: das 8 às 17 horas

Local: Escola Estadual Monsenhor Sarrion. Rua Marcondes Filho, 93 – Vila Roberto.

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)