Músico e poeta João Pacífico é homenageado em Guararema

Secretaria da Cultura apóia iniciativa que promove sarau caipira, encontro de violeiros e apresentação de musical

qui, 02/08/2007 - 13h10 | Do Portal do Governo

A vida e a obra de um dos maiores artistas populares do Brasil estão sendo resgatadas em Guararema (SP), de 1º a 5 de agosto. Nascido em Cordeirópolis em 1910, o músico e poeta João Pacífico, considerado “o Noel Rosa da música caipira”, morreu em Guararema em 1989, completamente esquecido.

Agora, ele será homenageado ali na I Semana João Pacífico, com eventos que vão de sarau caipira e encontro de violeiros à apresentação, no dia 4 de agosto, do musical inspirado em sua obra: João Pacífico, o poeta do sertão. As duas sessões da peça, às 16 e às 20 horas, serão patrocinadas pela Secretaria do Estado da Cultura.

Filho de ex-escrava e pai desconhecido, o autor do clássico Cabocla Tereza chamou a atenção do diretor Roberto Vignati – que também é autor da peça – quando este foi coordenar uma oficina de teatro em Cordeirópolis. Vignati, que formou um grupo de teatro local, o Pingo D´Água, pesquisou durante quatro meses a figura do poeta, elogiado por figuras do porte do maestro Samuel Kerr, o cantor e compositor Renato Teixeira e o crítico José Ramos Tinhorão.

João Pacífico assinou nada menos que 500 composições, que chegaram a  um total de 1.450 gravações. A peça baseada em sua vida coloca no palco vinte atores e três músicos, interpretando 28 das suas canções. A montagem foi também a mola propulsora para a construção de um teatro em Cordeirópolis, o Centro Cultural Ataliba Barrocas. E não só ficou em cartaz ali durante quatro semanas, sempre com casa cheia, como também seguiu carreira na região, apresentando-se em cidades como Limeira e Pirassununga. Agora, chega à cidade onde João Pacífico viveu seus últimos dias.

Para o diretor Roberto Vignati, João Pacífico, o poeta do sertão, representa também uma oportunidade de reflexão sobre o apagamento da identidade e da música caipira, alijada da mídia pela invasão da música sertaneja, calcada no gênero country americano. “É um processo chocante, estamos sendo engolidos”, resume ele. “A peça procura, através da figura de João Pacífico, analisar esse problema”.

João Pacífico, o poeta do sertão

Direção: Roberto Vignati. Com Jessé Henrique e Rosana Kalil.

Local: Rua Dona Laurinda, 235, Centro, Guararema.

Horários: 16 e 20 horas.

Entrada franca. 

Da Secretaria da Cultura

(J.H.)