Museu Penitenciário Paulista abriga acervo sobre o sistema prisional

Em julho de 2014, a sede da instituição foi aberta à visitação pública, exibindo o acervo ligado à ressocialização

qua, 27/02/2019 - 8h41 | Do Portal do Governo

A organização do Museu Penitenciário Paulista (MPP) começou em 1939. Até a década de 1990, o espaço era exclusivo da Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann”, um meio pedagógico para treinamento dos servidores.

Em julho de 2014, a sede do museu foi aberta à visitação pública, exibindo o acervo relacionado à ressocialização e cultura prisional: objetos usados pelos presos, entre armas, utensílios de tatuagem e material artístico, entre outros.

O escopo do Museu Penitenciário Paulista é o de produzir informações e conhecimento sobre a ciência jurídica penal e sua execução, observada na própria história do Sistema Penitenciário Paulista, assim como abordar suas características, desenvolvimento e evolução.

Sua missão é ser um espaço aberto ao público em geral, capaz de provocar a reflexão sobre a história penitenciária e a pena, além de possibilitar a abordagem de enfoques temáticos que evidenciem as amplas ramificações da relação indivíduo-sociedade sob o ponto de vista penal.

O MPP também possui um canal na plataforma de vídeos YouTube, como forma de valorizar a memória oral do Sistema Penitenciário.