Museu Paulista apresenta até dezembro a exposição Acervos para Descobrir

Coleção exposta pertencia ao Banco Santos e está sob guarda judicial da instituição

sex, 02/06/2006 - 15h08 | Do Portal do Governo

O Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga) apresenta a mostra Acervos para Descobrir. O conjunto de obras que originou a exposição pertencia ao Banco Santos (Cid Collection) e está sendo guardado pelo museu por decisão da Justiça, enquanto tramita o processo judicial, que envolve o Banco Santos, Cid Ferreira Collection Empreendimentos Artísticos Ltda. e Edemar Cid Ferreira. O Museu Paulista guarda uma parte da coleção implicada nesse processo. De acordo com Eni Mesquita Sâmara, diretora do museu, “a decisão da Justiça de distribuir os objetos da Cid Collection para a guarda dos museus da USP ajudou em sua preservação, porque estavam armazenados de maneira inadequada, sem controle da temperatura ambiente e expostos à umidade”.

As peças estavam num armazém na Vila Clementino, zona sul da capital. Neste ano, houve enchente no local e muitos objetos sofreram avarias. Outras unidades ligadas à USP, como o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Instituto de Estudos Brasileiros, protegem outras partes da coleção. A distribuição foi realizada de acordo com as características e especialidades de cada instituição.

Documentos raros 

“A exposição propõe ao visitante do Museu Paulista a oportunidade de conhecer objetos que estavam nas mãos de colecionador particular. Foram organizadas também para mostrar ao público as coleções que pertencem ao Museu Paulista. É uma ocasião para descobrir coisas interessantes”, diz Eni. Futuramente serão exibidos outros objetos sob a guarda do museu, como um sarcófago egípcio. Ângela Maria Gianeze Ribeiro, especialista em museus, diz que os interessados podem ver o lote completo da exposição Escrita da Memória, realizada pelo Instituto Cultural Banco Santos, em 2004. São 500 peças e documentos raros assinados por Brahms, Monet, Thomas Edison, entre outros.

A especialista explica que 90% dos documentos que estavam emoldurados (apólices, ações, debêntures, cédulas de diversas regiões do Brasil, dos Estados Unidos e de Portugal) passaram por processo de higienização básica e restauro das molduras, para evitar a proliferação de fungos. Uma coleção de condecorações também pode ser apreciada: as três Ordens de Cavalaria Portuguesas, a Ordem de Cristo, a de São Bento de Aviz e a de São Tiago de Espada. Estão expostos instrumentos científicos relacionados à astronomia, cosmografia, cálculo e desenho, geofísica e oceanografia, medição do tempo, navegação, óptica e topografia.

Imagens 

A história da fotografia dos séculos 19 e 20 é outra atração. Solange Ferraz de Lima, curadora de acervos iconográficos do Museu Paulista, afirma que 4 mil imagens (fotografias, desenhos, e outras) da Cid Collection fazem parte da mostra. O museu tem 50 mil imagens, das quais 25 mil são fotografias. Objetos como daguerreótipo, ferrótipo, ambrótipouge, papel salgado e platinotipia podem ser conhecidos pelos visitantes. Estão exibidos, ainda, retratos e paisagens de autoria de fotógrafos importantes para a história da fotografia no Brasil, como Leuzinger, Marc Ferrez, Christiano Jr. e Guilherme Ganesly. Foi selecionado pequeno conjunto de fotos para prestar homenagem a Santos Dumont, no ano do centenário de seu vôo com o 14 Bis.

SERVIÇO

Exposição Acervos para Descobrir

Museu Paulista da USP

Parque da Independência, s/nº – Ipiranga –Tel. (11) 6165-8000

De terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas

A exposição fica até aberta dezembro

Ingressos: R$ 2. Grátis para crianças de até dois anos e pessoas acima de 60 anos

Todo terceiro domingo de cada mês, a entrada é gratuita

Site www.mpaulista.usp.br

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial