Museu Geológico recebe doação de fóssil

O MUGEO foi um dos três museus contemplados pelas doações feitas pela Votorantim Cimentos

ter, 07/08/2007 - 18h35 | Do Portal do Governo

O Museu Geológico Valdemar Lefèvre, também conhecido como MUGEO, do Instituto Geológico (IG), foi um dos museus contemplados pela doação de três grandes blocos de estromatólitos fósseis, pela Votorantim Cimentos. O Museu Geológico fica no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital. Os outros dois blocos foram doados pela Votorantim à USP, para o Instituto de Geociências e a Estação Ciência. Estromatólitos são estruturas construídas por colônias de bactérias nos oceanos e, segundo o pesquisador científico William Sallun Filho, do IG, ocorrem desde 3,8 bilhões de anos atrás até formas recentes.

Os blocos doados foram encontrados em Itapeva, sul do Estado de São Paulo, na Pedreira Lavrinhas. Estes fósseis foram estudados pelo professor Dr. Thomas Rich Fairchild, do Instituto de Geociências da USP, e pelo pesquisador científico William Sallun Filho. Foram eles também que organizaram a escolha do material, posteriormente retirado e transportado pela equipe da Votorantim para os museus onde os fósseis ficarão expostos.

De acordo ainda com Sallun, os estromatólitos são considerados os fósseis mais antigos do Estado de São Paulo. Os primeiros fósseis deste tipo encontrados no Brasil foram estudados por Fernando Flávio Marques de Almeida, em 1944.

Da Secretaria Estadual do Meio Ambiente