Museu do Tietê: opção de passeio na Semana Mundial do Meio Ambiente

Curiosidades como fotos de tempos áureos das regatas e quando o Tietê era ponto de encontro da cidade são algumas das atrações; entrada é gratuita

qua, 03/06/2015 - 18h30 | Do Portal do Governo

Que tal aproveitar a Semana Mundial do Meio Ambiente para conhecer mais sobre a história do rio mais paulista da cidade? Localizado dentro do PET (Parque Ecológico do Tietê), o Museu do Tietê abriga desde 1999 um acervo com fotos, quadros e objetos que contam um pouco da história do rio Tietê. O espaço fica aberto ao público de terça à domingo, das 9h às 16h, com entrada gratuita.

Atrações

Logo na entrada, o visitante encontra artefatos dos índios que viviam próximos às suas margens, tais como peças usadas pelos homens para caçar na floresta e se defender, nos rituais sagrados e objetos usados pelas mulheres para preparar alimentos.

Várias réplicas de pinturas do século 19, também estão expostas no salão representando o ciclo das Monções, expedições fluviais povoadoras e comerciais que navegavam pelo rio Tietê até o rio Cuiabá. As fototelas são de artistas consagrados como o da “Partida”, de autoria de José Ferraz de Almeida Junior, apresentado ao público em 1898. 

O outro bloco do museu agrega um acervo fotográfico que retrata uma época áurea do Tietê, as primeiras décadas do século 20, quando o rio se destacou como a arena dos esportes náuticos, pescarias e um dos principais locais de lazer da cidade de São Paulo. Há ainda uma embarcação “Double Skif” de 1937, doada pelo Clube de Regatas Tietê que participou de várias competições de regatas.

No último bloco o visitante depara-se com fotos mais atuais, em que o Tietê já aparece poluído e sem vida, além de amostras de água coletada em várias cidades por onde ele passa no percurso da nascente em Salesópolis até Barra Bonita.

SERVIÇO
Museu do Tietê – PET (Parque Ecológico do Tietê) – Núcleo Eng. Goulart
Horário Museu – terça à domingo, das 9h às 16h – Entrada gratuita
Horário do Núcleo: 8h às 17h – Entrada gratuita
Estacionamento:  50 vagas no interior, próximo à administração do parque
Telefone: 2958-1477
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70

Atividades e equipamentos que precisam ser agendados: Programa de Educação Ambiental, quiosques grandes

Como chegar: O acesso fica na Av. Dr. Assis Ribeiro, altura do nº 3.000. Indo de carro, entre no km 17 da rodovia Ayrton Senna, sentido SP/Rio; de Metrô, desembarque na estação Penha, pegue o ônibus Jardim Keralux e desça na entrada do parque; pelo trem da CPTM, desembarque na estação Engenheiro Goulart, e siga caminhando até a entrada do parque.

Do Portal do Governo do Estado