Museu do Ipiranga recebe evento que celebrou Independência do Brasil

Intensa e gratuita, programação cultural foi destinada para todas as idades, com apresentações de dança, teatro e música

ter, 11/09/2018 - 11h32 | Do Portal do Governo

Nos dias 7 e 8 de setembro, o evento “Museu do Ipiranga em Festa!” recebeu diversos visitantes no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A iniciativa foi promovida pela Universidade de São Paulo, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

“Agora, nada melhor do que essas celebrações de brasilidade para unir o País”, avalia o reitor da USP, Vahan Agopyan. Ele iniciou o discurso que abriu a programação da 2ª edição da iniciativa. Vale destacar que o evento celebrou os 196 anos da Independência do Brasil.

A programação cultural, intensa e gratuita, foi destinada para todas as idades, com apresentações de dança, teatro, música, cortejos, performances cênicas, poesia, exposição e projeção mapeada na fachada do museu.

“Apesar de ter o prédio fechado ao público, o Museu do Ipiranga está atuante. Um museu universitário é um centro de pesquisa e tem papel importante”, ressalta o reitor.

Revitalização

Já a diretora do museu, Solange Ferraz de Lima, também destacou a importância dos museus universitários. “Que o dia de hoje possa ser vivido também com um sentimento de mobilização em prol dos nossos museus.Os avanços de nosso projeto de revitalização rumo a 2022 nos dão motivos para celebrar”, avalia

O diretor do Departamento Regional do Sesc São Paulo, Danilo de Santos Miranda, comemorou a parceria bem-sucedida com a USP, que se efetiva com a realização de ações conjuntas e a utilização dos espaços expositivos do Sesc Ipiranga por parte do acervo do museu. “Essa é uma colaboração que tem caráter prático e envolve toda a comunidade”, salienta.

Também participaram da cerimônia o secretário Estadual da Casa Civil, Aldo Rebelo, o secretário de Cultura do Estado, Romildo Campello, e o embaixador Carlos Henrique Cardim; além de dirigentes da USP, autoridades e representantes de entidades governamentais.

O evento “Museu do Ipiranga em Festa!” teve apoio do Instituto Bandeirantes e da prefeitura de São Paulo, além do patrocínio de Santander, Petrobras, Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) e Governo Federal.