Museu do Futebol realiza campanha para doação de chuteiras usadas

Material será enviado a times de favelas, comunidades indígenas e ribeirinhas de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Pará

sex, 06/12/2019 - 13h14 | Do Portal do Governo

O Museu do Futebol promove, desde esta terça-feira (3), a campanha Chuteira para Todos, que recolherá calçados em bom estado para beneficiar 15 organizações esportivas de favelas, comunidades ribeirinhas e indígenas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além das regiões do Tapajós (Pará) e do Xingu (Mato Grosso).

Todo o material recebido será triado e enviado para as 15 comunidades pela organização Ginga.Fc, parceira do Museu do Futebol na iniciativa. A primeira campanha de coleta segue até 25 de janeiro de 2020. A ação integra a campanha Sonhar o Mundo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, à qual pertence o Museu do Futebol. De acordo com os organizadores, podem ser doadas chuteiras para qualquer tipo de piso (grama, salão ou society), desde que estejam em bom estado.

O equipamento dever ser depositado em uma caixa de coleta disponível no Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Para facilitar o trabalho de triagem, o doador deve amarrar um par ao outro pelos cadarços.

“A ideia da campanha veio até de uma experiência própria. Eu me lembro de que, quando estava com cerca de 20 anos, tinha três pares de chuteiras no armário, sendo que eu usava um par. Tentamos democratizar esse acesso ao futebol no Brasil e contribuir com o dia a dia esportivo em várias comunidades”, explica Felipe Oliveira, fundador da Ginga.Fc.

“A importância passa pela questão da conscientização sobre a importância da doação, da solidariedade e que as pessoas ser estimuladas a fazer o bem. Na questão esportiva, temos inúmeros locais em que os cidadãos não podem praticar o futebol da maneira mais adequada possível, com equipamentos. A chuteira é o material de mais difícil acesso”, acrescenta.

Distribuição

As chuteiras serão distribuídas à medida em que houver volume suficiente para atender as organizações participantes. A ordem de atendimento será sempre definida por sorteio. Todo o processo será registrado e compartilhado nas redes sociais da @Ginga.Fc e do @Museudofutebol, abertas aos contatos dos interessados em participar ou tirar dúvidas.

“O Museu do Futebol celebra todos os futebóis. Vemos essa modalidade como uma ferramenta de transformação que deve ser acessível a todos. A nossa ideia, com a campanha, é ampliar ainda mais a prática e o poder transformador do esporte”, salienta o diretor executivo do Museu do Futebol, Eric Klug.

“O grande desafio está em torno do engajamento e de conseguirmos estimular as doações. Se isso acontecer de fato, o resultado tende a ser de muito sucesso. Estamos otimistas com o volume de coletas. A campanha só tem a agregar e o nosso papel é de ser um facilitador, criando as conexões”, conclui Felipe Oliveira.

Conheça as organizações participantes:

SÃO PAULO
– Sol Eldorado – Guarujá
– Academia de Futebol Feminino – São Bernardo do Campo
– A.D. Ressaca – Jandira
– Projeto Aladim – Ibiúna
– Projeto FutVida – Parelheiros, Zona Sul da Capital
– Kuma Futsal – Grajaú, Zona Sul da Capital
– G.R. Inajar de Souza – Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte da Capital
– Negritude F.C. Base – Cohab Arthur Alvim, Zona Leste da Capital
– Xondarias Guarani – Pico do Jaraguá, Zona Oeste da Capital
– Aliadas da Zona Sul – Vila Mariana, Zona Sul da Capital
– Clube Revelação – Carapicuíba, Zona Oeste da Capital

RIO DE JANEIRO
– Vila Beira Mar – Duque de Caxias

MATO GROSSO
– Aldeia Utawana – Parque Indígena do Xingu

PARÁ
– Comunidade Suruacá – Comunidade ribeirinha do Tapajós

Novas comunidades e organizações podem ser incluídas no projeto, caso haja doação de material suficiente para ampliar a distribuição. Para candidatar a comunidade, o representante deve enviar um e-mail para contato@gingafc.com.br.