Museu do Futebol celebra a paixão do torcedor brasileiro

Espaço foi inaugurado na segunda-feira e aberto ao público na quarta

sáb, 04/10/2008 - 8h00 | Do Portal do Governo

Inaugurado oficialmente na última segunda-feira, 29, e aberto ao público desde quarta-feira, 1º, o Museu do Futebol é uma opção de passeio interessante para o fim de semana. O museu que conta a história do esporte mais popular do país ocupa uma área de 6.900 metros quadrados, no avesso das arquibancadas, na entrada principal de um dos mais bonitos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – mais conhecido como Estádio do Pacaembu.

Visitar o Museu do Futebol é percorrer a história brasileira no século XX e perceber como os usos, costumes e comportamentos dos brasileiros ilustram esta narrativa. O futebol ajudou a formar a identidade do país, assim como a cultura brasileira ajudou a transformar o futebol. Os craques que o Brasil foi capaz de criar representam tanto a cultura quanto os ícones das artes plásticas, da literatura, do teatro e da música.

O Museu tem projeto arquitetônico de Mauro Munhoz e curadoria do jornalista Leonel Kaz. A diretora de cinema e cenógrafa Daniela Thomas e o arquiteto Felipe Tassara são os responsáveis pela museografia. A direção de arte está sob a responsabilidade do designer Jair de Souza.

No térreo, estão localizados o auditório Armando Nogueira, a Sala de Exposições Temporárias Osmar Santos, o bar-café “O Torcedor” e a loja de souvenirs do Museu.

Durante as obras, lajes foram retiradas para criar um pé-direito triplo na entrada (o hall de acolhimento, chamado de Grande Área), o que permite ao visitante uma melhor compreensão do espaço e de sua arquitetura. Uma passarela de vidro, no segundo andar, oferece uma bela vista da praça e durante a visita é possível ver o estádio com suas arquibancadas e gramado.

Orçado em R$37,5 milhões, o Museu é uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho.

Museu do Futebol

Praça Charles Miller (Estádio do Pacaembu) Aberto diariamente (exceto em dias de jogos), das 10h às 18h.

Funcionamento da bilheteria: das 10h às 17h.

R$ 6 e meia-entrada.

Site oficial: www.museudofutebol.org.br

Da Secretaria da Cultura

(C.C.)