Museu da Língua tem programação especial voltada à valorização da língua de sinais

Movimento nacional recebeu o nome de Setembro Azul, que é a cor símbolo dos surdos; atividades encerram sábado, 7

qui, 05/09/2013 - 14h24 | Do Portal do Governo

O Museu da Língua Portuguesa, na capital, iniciou uma programação especial voltada à valorização da língua de sinais e da cultura surda. O movimento nacional recebe o nome de Setembro Azul, já que a cor é o símbolo dos surdos, e no próximo dia 26 é lembrado o Dia do Surdo. As atividades incluem contação de histórias em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) com tradução simultânea para o português.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Nesta sexta-feira, 6, às 14h, acontecem visitas comentadas ao acervo do museu, quando serão discutidas características da Língua Portuguesa, da Libras e da relação das duas como línguas oficiais brasileiras e como se dá o contato do surdo com o português. É preciso fazer a inscrição prévia, até 20 minutos antes, no pátio de acesso ao museu.

A leitura com interpretação em Libras de “A vida íntima de Laura”, de Clarice Lispector, encerra a programação no sábado, 7. Serão duas sessões, às 11h30 e às 14h30, no hall do terceiro andar do museu. A apresentação mostrará as formas de tornar acessível qualquer conteúdo cultural ao público com surdez – legendas em português para oralizados e janela em Libras.

SERVIÇO
Setembro Azul no Museu da Língua Portuguesa 
Dias 6 (14h) e 7 (11h30 e 14h30)
Praça da Luz s/nº, São Paulo
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia entrada), com entrada gratuita aos sábados e às terças
Tel.: (11) 3322-0080
www.museulinguaportuguesa.org.br

Do Portal do Governo do Estado