Museu da Língua Portuguesa prorroga mostra sobre Cora Coralina

Exposição apresenta ao visitante detalhes da vida e da residência da poeta

seg, 04/01/2010 - 17h52 | Do Portal do Governo

O Museu da Língua Portuguesa prorrogou, até o dia 17, a exposição “Cora Coralina – Coração do Brasil”. A mostra está em cartaz desde outubro de 2009 e faz parte da comemoração aos 120 anos do nascimento da poeta.

Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nasceu na cidade de Goiás, em 20 de agosto de 1889. Doceira por profissão, ela produziu obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro.

Após se casar com o advogado Cantídio Tolentino Bretas, em 1910, se mudou para o interior de São Paulo, onde viveu por 45 anos. Em 1956, retornou para Goiânia, onde morreu em 1985. Sua casa na cidade de Goiás foi transformada em um museu que conta sua história e guarda sua produção literária, eternizada em livros como Estórias da Casa Velha da Ponte, Poemas dos Becos de Goiás, Estórias Mais e O Tesouro da Casa Velha.

A exposição apresenta ao visitante alguns detalhes da vida e da residência de Cora, reunidos em um grande painel com imagens do universo da poeta. O acervo pertence ao Museu Casa de Cora Coralina e à sua filha, Vicência Bretas Tahan.

Muitos documentos estão expostos pela primeira vez em São Paulo, como manuscritos, cartas, livros, recortes de jornais, revistas e fotografias. Entre eles, destaca-se um caderno usado por Cora para colar fotos de Goiás, com um poema para cada imagem. O cenário lembra as velhas janelas coloniais e os balaústres da ponte que fica ao lado da casa da poeta.

A exposição, produzida conjuntamente pelos governos do Estado de São Paulo e de Goiás, tem curadoria de Júlia Peregrino e cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

Serviço:
Exposição Cora Coralina – Coração do Brasil
Até 17/01/2010. Terça a domingo, das 10h às 17h. Bilheteria até às 17h
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro
(11) 3326-0775
www.museudalinguaportuguesa.org.br
Ingresso: R$ 6 e meia entrada; gratuito aos sábado
Estudantes com carteira de estudante do ano e documento de identidade e idosos pagam meia-entrada

Da Secretaria da Cultura