Museu da Imigração terá intercâmbio de acervos com Museu da Imigração de Nova York

Exposição compartilha as semelhanças do cenário imigratório da época nos dois países

ter, 24/02/2015 - 21h20 | Do Portal do Governo

A partir de sexta-feira, 27, o Museu da Imigração contará com a exposição Retratos Imigrantes, que promove um intercâmbio entre os acervos iconográficos do Museu da Imigração de São Paulo com o Museu da Imigração de Ellis Island, em Nova York. Composta por 50 fotografias das duas primeiras décadas do século 20, a exposição compartilha as semelhanças do cenário imigratório da época nos dois países.

A troca inédita entre parte dos acervos das duas instituições, ambas sediadas em antigas hospedarias de imigrantes, tem o objetivo de preservar a história e memória do processo migratório para construção de seus países. Das 50 imagens que serão expostas no Brasil pela primeira vez, 35 são do acervo do Museu de Ellis Island da coleção fotográfica de Augustus F. Sherman (1865-1925) – funcionário administrativo da antiga hospedaria de Nova York que retratou por duas décadas os imigrantes que chegavam aos Estados Unidos.

A exposição temporária fica no Brasil de 27 de março a 6 de setembro e chega a Nova York no dia 2 de maio, permanecendo para visitação até 30 de setembro de 2015. O Museu da Imigração de Ellis Island prevê receber cerca de 250 mil pessoas para a mostra que terá a configuração de 35 fotos do acervo do Museu da Imigração do Estado de São Paulo/APESP, composto por imagens da Hospedaria de Imigrantes do Brás, e 15 fotografias de Sherman.

SERVIÇO
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, São Paulo-SP
Aberto de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 10h às 17h
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada)
A cada duas sextas-feiras, oferece visitação noturna, com horário ampliado até as 21h
http://www.museudaimigracao.org.br

Do Portal do Governo do Estado