Museu da Casa Brasileira promove apresentação de pianista no domingo (22)

Projeto Música no MCB está na 19ª temporada; show no domingo (22) será da compositora e arranjadora Christianne Neves

seg, 16/07/2018 - 11h51 | Do Portal do Governo

No próximo domingo (22), às 11h e com entrada gratuita, o Museu da Casa Brasileira (MCB) apresenta o show “Retalhos do Brasil – Um piano e onze vozes” com a pianista Christianne Neves. A instituição da Secretaria da Cultura do Estado é gerida pela sociedade civil, por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros.

O show é inspirado no álbum “Pure Ella” (1994), da cantora Ella Fitzgerald, ao lado do pianista Ellis Larkins. Assim, Christianne Neves propôs a realização de um CD autoral, também em piano e voz, porém brasileiro. O resultado veio à tona no projeto “Retalhos do Brasil”, que teve investimento próprio e com valorização de novos compositores.

Integram o repertório músicas autorais do projeto e também canções do sambista Noel Rosa (1910- 1937) e de Johnny Alf (1929-2010), um dos pioneiros da Bossa Nova.

Vale destacar que a artista, também compositora, arranjadora, diretora musical e mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), será acompanhada pelos cantores Adriana Godoy, Bia Mendes, Carmina Juarez, Cecilia Rezende, Claudio Curi, Daisy Cordeiro, Fernando Janson, Fernanda Porto (artista convidada), Sonia Polonca, Sueli Vargas e Tania Velloso.

Na carreira, Christianne Neves participou de festivais como o “Nomos Jazz Festival” e “Festival Treterre”, ambos na Itália, e no “Festival de Lapataia”, no Uruguai. A pianista também já se apresentou em países como Escócia, Portugal, Inglaterra e Finlândia.

Projeto

Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros.

As apresentações, realizadas em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem atualmente cerca de 400 espectadores em média a cada domingo.

É importante frisar que a instituição se dedica à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade.