Museu da Casa Brasileira antecipa Carnaval com atrações musicais gratuitas

Sainha de Chita e Ilu Inã se apresentam no terraço do Museu nos dias 2 e 9 de fevereiro, às 11h, no equipamento da capital

qua, 22/01/2020 - 15h16 | Do Portal do Governo

O projeto Música no MCB, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, antecipa o Carnaval na 21ª temporada. Nos dias 2 e 9 de fevereiro, às 11h, a farrinha musical está garantida e tem entrada gratuita.

O Sainha de Chita foi fundado em 2015 por integrantes do Bloco Saia de Chita para animar as crianças e os pais antes de a grande festa começar. Ela se tornou a versão infantil do bloco maior, presente há 13 anos no circuito do Carnaval paulistano.

A ideia nasceu em um momento no qual muitos integrantes do grupo adulto (Saia de Chita) começaram a ter filhos e passaram a buscar atividades em que pudessem interagir e brincar junto com os pequenos, compartilhando com eles o gosto e o espírito da festa democrática de rua.

A apresentação do grupo no projeto Música no MCB estreia a programação musical do mês de fevereiro com um show especial, que acontecerá em conjunto com a oficina Casa na Praia do Educativo MCB, atividade que transforma o jardim do Museu em praia e oferece frescobol, peteca, frisbee, esguicho, banho de sol e esculturas de areia para todos brincarem, em 2 de fevereiro.

Temas regionais

O Sainha de Chita leva temas regionais como samba, frevo, ijexá, axé e carimbó, além de composições autorais como ‘Tô de Férias’, ‘Quente Queimado’, ‘Artistas mambembes’ e ‘E o neném fica com quem?’. Com o astral e a energia do Carnaval de rua, o grupo chama os pequenos para fazer uma grande festa, conectando essas linguagens musicais e a alegoria do evento para construir um universo infantil colorido.

O espetáculo conta com diversos números, encenações, brincadeiras e interações. A direção musical é de Guilherme Varella e Camila Brasiliano. O grupo já passou pelos palcos do Sesc Pinheiros, Virada Cultural (Viradinha), Casa Natura Musical, entre outros espaços, e todos os anos sai às ruas.

Na semana seguinte, quem leva o Carnaval para o palco do MCB é o Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã, com o show ‘Carnaval e Resistência’, uma homenagem às sociedades e instituições de legado afro brasileiro que fizeram do carnaval um grito de luta em meio à folia.

Na apresentação do museu, o público poderá conhecer as composições do grupo que resgatam e reapresentam grandes sambas. O show contará com a participação da sambista, Adriana Moreira, o multiartista Melvin Santhana e uma das maiores vozes da música baiana, cantora do bloco Ilê Aiyê, que apadrinhou o bloco em 2018, Iracema Kiliane.

Difusão da cultura material

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do País especializado em arquitetura e design.

A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade.

Entre as inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no território nacional, realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no País.

SERVIÇO

Música no MCB – 21ª temporada

Fevereiro
02/02 – Sainha de Chita
09/02 – Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã

Dia e horário: Domingo, às 11h
Entrada gratuita
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3032-3727

Visitação ao museu
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026-3913
E-mail: agendamento@mcb.org.br
www.mcb.org.br