Museu Afro Brasil expõe obras tridimensionais de artista goiano

Até o final de agosto, mostra reúne cerca de dez trabalhos inéditos entre pinturas, desenhos, assemblage de Kboco

sex, 20/07/2018 - 9h44 | Do Portal do Governo

Até o próximo dia 26 de agosto, o Museu Afro Brasil está com a exposição “Sertão Expandido”, do artista plástico goiano Kboco. Com curadoria de Maria Hirszman, a mostra reúne cerca de dez trabalhos inéditos entre pinturas, desenhos, assemblage (colagens feitas em pedaços de madeira) e intervenções em site specific.

Depois de cinco anos sem expor, a mostra apresenta o resultado da transição que levou o artista de volta ao seu Estado de origem, Goiás, onde nasceu em 1978. Desde então, Kboco já morou em cidades como Porto Alegre, Olinda e São Paulo.

“Não se trata de uma mera filiação à instalação como forma expressiva, mas de uma intencionalidade clara de fusão entre as questões pictóricas, com a necessidade de se expandir para além do espaço bidimensional, incorporando elementos da paisagem e usando a arquitetura como estopim e suporte para ações transformadoras do espaço social”, afirma Hirszman.

As obras são reflexos do seu trabalho no município de Cavalcante, no coração da Chapada dos Veadeiros. Segundo Kboco, a ideia é mostrar uma arte que produza conhecimento e não apenas voltada ao mercado. “O aprofundamento que essa mudança gera diz respeito ao sertão enquanto possibilidade de aperfeiçoamento e expansão da linguagem”, completa.

Entre os destaques da mostra estão as assemblages, obras feitas a partir de madeiras recolhidas na rua pelo próprio artista. A partir dessa “arqueologia do cotidiano”, Kboco fez uma acertos no material em seu estúdio e deixa para fazer a montagem final da obra no próprio museu.

“Kboco é o barroco do grafismo. Tão barroco que às suas figuras e ao seu emaranhado de grafismos ele ainda acrescenta pequenas formas de folha de ouro, e tudo isso reluzindo de um requintado lavis e de uma requintada transparência. Por certo, (ele) se inspira nas volutas de grades de ferro ou na superposição de um laboratório de tubos de cristal imaginário”, ressalta Emanoel Araujo, diretor-curador do Museu Afro Brasil.

“Sertão Expandido”, que está em exibição desde o mês passado, é resultado do projeto de fomento à arte pelo Fundo de Cultura de Goiás e contará com catálogo e vídeo do processo criativo do artista. Além do Museu paulista, a mostra conta com o apoio da Associação Museu Afro Brasil – organização social de cultural.