Municípios de Terra Roxa e Barrinha terão curso de Administração

No total, serão abertas 80 vagas; aulas terão início no dia 4 de fevereiro

sex, 15/01/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinará nesta sexta-feira, 15, convênios com as prefeituras de Terra Roxa (região de Barretos) e Barrinha (região de Ribeirão Preto) para criação de classes do Centro Paula Souza. Cada município vai oferecer 40 vagas no curso técnico gratuito de Administração, no período noturno. As aulas terão início no dia 4 de fevereiro.

Terra Roxa

A primeira parceria será assinada, no Anfiteatro Mohamed Abbes Sobrinho, com o prefeito de Terra Roxa, Marcelino Abbes Filho. A classe descentralizada será implantada no Centro Avançado de Estudos e Pesquisas, localizado no Jardim Real. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e poderão ser feitas até 22 de janeiro, na sede da prefeitura. O exame será realizado no dia 27 deste mês.

Barrinha 

Em seguida, o secretário seguirá para Barrinha, onde assinará, na sede da Secretaria de Educação e Cultura de Barrinha, convênio com o prefeito Said Ibrain Saleh. A classe descentralizada funcionará na Escola Municipal Armínio Giraldi. O vestibulinho será realizado neste sábado, 16.

Empregabilidade

De acordo com o último levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza – divulgado em dezembro de 2009 – 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o que representou um aumento de 22,2% em relação ao balanço do período anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Da Secretaria de Desenvolvimento