Municípios assinam convênios para receber Praça do Idoso

As quatro primeiras cidades que receberão a praça são Florinea, Nova Canaã Paulista, Santa Salete e Poloni

qui, 28/01/2010 - 9h16 | Do Portal do Governo

(atualizado 16h30)

A presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Monica Serra, assinou nesta quinta-feira, 28, os quatro primeiros convênios com municípios para criação da Praça do Exercício do Idoso. Florinea, Nova Canaã Paulista, Santa Salete e Poloni serão os primeiros dos 641 municípios que manifestaram interesse no programa.

O convênio prevê o repasse de R$ 12 mil para cada prefeitura para montagem da praça que inclui estações ergométricas para fortalecimento da musculatura, melhoria do equilíbrio e da mobilidade física. Os principais equipamentos instalados são rampa, escada, rolo e rotor de punho, pedais e barras para exercícios de sentar e levantar. O projeto da praça foi doado ao Fussesp pelo médico nefrologista Egídio Lima Dórea.

Na ocasião, a presidente do Fundo também assinou convênios com 15 municípios para o Programa de Geração de Renda. Araçariguama, Colômbia, Coronel Macedo, Fartura, Igaratá, Manduri, Mogi das Cruzes, Orintiuva, Pompeia, Pratania, Santa Branca, São Francisco, São Sebastião da Grama, Sarutaiá e Sebastianópolis do Sul receberão R$ 15 mil para compra de material permanente e equipamentos para capacitação de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Nesta quinta-feira, também foram anunciados os municípios que sediarão os Jogos Regionais do Idoso – Jori. Os jogos são um evento esportivo realizado em sete etapas no interior e na Capital, que tem como finalidade estimular a população idosa à prática de atividades esportivas. Ao todo são 13 modalidades que podem ter a participação de idosos com no mínimo 60 anos completos no ano dos Jogos. A abertura acontecerá no dia 03 de março em Pirassununga, haverá etapas em Avaré, Olímpia, Mogi das Cruzes, Oswaldo Cruz, Porto Ferreira, São Paulo e encerramento no Guarujá.

Do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural