Mostra: Exposição exibe as relações entre os indivíduos e a cidade

Evento será aberto neste sábado, dia 24

qui, 22/06/2006 - 11h10 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia24,  das 11 h à 14h, será realizada na Estação Pinacoteca a abertura da exposição Ir até aqui, com cerca de cem trabalhos do artista plástico Marco Buti, entre gravuras e fotografias. As obras foram escolhidas pelo próprio artista e pelo escritor Alberto Martins. Este, no mesmo evento, lançará seu livro Ir até aqui: gravuras e fotografias de Marco Buti, no qual apresenta de forma não-linear a produção do artista. A exposição ficará em cartaz até 28 de agosto.

As obras que ficarão expostas ao público foram produzidas entre 1990 e 2005, e traçam um passeio por toda a produção de Buti. Nestes trabalhos, está presente a questão urbanística, na qual o artista tenta compreender a cidade como um elemento condicionante, e não como cenário da vida cotidiana. Além disso, a mostra propõe um mergulho na poética do artista, o que possibilita o encontro e a correspondência das obras.

Buti nasceu em Empoli, na Itália e veio para o Brasil aos nove anos de idade. É formado em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP). Por nove anos deu aulas para o curso de Artes Plásticas da Universidade de Campinas (Unicamp) e agora ministra as mesmas aulas na ECA – USP. O artista se tornou conhecido no cenário artístico durante a década de 80, com novos gravadores que praticavam a gravura como um processo original do pensamento artístico.

Do ano 2000 para cá, sua obra é configurada pela grande maturidade na investigação das relações entre as pessoas, a cidade e a paisagem em suas gravuras e fotografias. Entre os prêmios que ganhou, estão o Prêmio de Gravura 1977 da Associação Paulista de Críticos de Arte e, em 1999, o Prêmio Especial do Júri, no Premio Internazionale di Biella, na Itália.

Estação Pinacoteca

  • Largo General Osório, 66 – Luz .
  • Tel. (11) 3337 0185
  • Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h.
  • Entrada: R$ 4,00 e 2,00 (meia), grátis aos sábados.