Mosteiro de São Bento vira ponto de vigília de fiéis

Centenas de pessoas permanecem no Largo São Bento aguardando nova aparição do Papa

qui, 10/05/2007 - 16h51 | Do Portal do Governo

Às 5 horas da manhã, quando os monges beneditinos rotineiramente acordam, várias pessoas já aguardavam na porta do Mosteiro de São Bento. Mesmo sem nenhuma previsão de que Bento XVI vá aparecer na sacada, o número de fiéis continua a se multiplicar.

Além de fiéis, dezenas de jornalistas e comerciantes, que oferecem de posteres com biografia do Papa a toalhas bordadas para os devotos acenarem, também aguardavam a aparição.

Depois de seu desjejum, com pão, frios e muito suco de laranja, o pontífice quebrou o protocolo e surpreendeu a população com mais uma benção, da sacada do Mosteiro. Fiéis responderam com gritos e acenos.

Às 10h30, horário em que o Papa deixou o local em carro fechado para ir ao encontro com o presidente Lula e o governador José Serra, mais de trezentas pessoas lotavam a praça em frente ao Mosteiro. Bento XVI, amparado por um forte esquema de segurança, acenou novamente aos fiéis de dentro do automóvel.

O teólogo Clari Viana, que saiu de Barueri, município da Grande São Paulo, às 4 horas da madrugada para ver o Papa foi um dos contemplados.   “Eu fiquei muito emocionado. Espero que a vinda do Papa acabe com a violência no nosso país”, afirmou.

Mais eufórica ainda estava Benedita Targina Costa, de 65 anos, que viajou da Paraíba para São Paulo, enfrentando uma jornada de três dias de ônibus, especialmente para ver Bento XVI. “Meu sobrinho daqui de São Paulo, que eu não via há 18 anos, perguntou se o Papa era mais importante para mim do que ele. Eu respondi: claro que sim. Afinal não sei se vejo outro Papa de novo”, conta Benedita que se orgulha de ter sido a primeira a chegar no dia anterior ao Mosteiro, por volta das 5 horas da manhã.

A paraibana conta que permanecerá de plantão na praça em frente ao local onde o Papa está hospedado. Só deixará o Mosteiro para ver a missa do Campo de Marte, que será celebrada na sexta-feira, 11, pela manhã. “Já estou com a roupa aqui comigo”, explica. “Eu não tinha trazido máquina fotográfica. Deus me ajudou e já consegui comprar uma para poder levar uma lembrança daqui. Eu quero ver de novo o Papa, estou doida por Jesus”.

Quando retornou ao Mosteiro, por volta de 12h30, depois de encontrar o presidente Lula e o governador José Serra no Palácio dos Bandeirantes, o Papa já era aguardado pelas autoridades religiosas que participarão de encontro com pontífice.

Antes do almoço, com nhoque de mandioquinha no cardápio, vinho selecionado e compotas de doces brasileiros, o Papa Bento XVI fez questão de acenar novamente ao público da sacada do Mosteiro de São Bento, emocionando as pessoas que permanecem lotando a praça.

Regina Amabile