Mortes de adolescentes de SP ficam abaixo da média do Brasil

Estado de São Paulo não possui nenhuma cidade entre as 20 primeiras do ranking

qui, 23/07/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República realizou uma pesquisa sobre a taxa de homicídios em 267 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. A cidade de São Paulo ficou apenas na 151ª posição na média de adolescentes que morrem entre 12 e 18 anos de idade – índice abaixo da média registrada no país.

A inteligência policial e o trabalho integrado das polícias têm demonstrado bons resultados no Estado de São Paulo. A redução dos homicídios comprova a tese. No ano passado, comparado com 2007, houve uma redução de 10,04% dos casos. Uma recente pesquisa, realizada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, que aponta a média de adolescentes que morrem entre 12 e 18 anos de idade, também demonstra números positivos em São Paulo.

O estudo sobre o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) avalia o risco que jovens têm de perder a vida por conta da violência. A média geral do índice foi de 2,03 a cada mil adolescentes entre 12 e 18 anos. Das 20 cidades com maior mortalidade na adolescência, nenhuma é do Estado de São Paulo. As que apresentaram maiores índices foram Foz do Iguaçu, no Paraná (9,7), e Governador Valadares, em Minas Gerais (8,5).

Entre as capitais, a paulista aparece apenas na 24ª posição, com um índice de 1,4 mortos a cada mil jovens de 12 anos. A posição coloca São Paulo como a quarta capital menos violenta em relação a este tipo de crime. A cidade deixa para trás Rio de Janeiro (4,9), Vitória (4,3) e Belo Horizonte (4,0). O primeiro município do Estado de São Paulo é o Guarujá na 62º colocação, com um índice de 2,9 por mil.

Da Secretaria de Segurança Pública