Montadora alemã escolhe Rodoanel para testar supermáquinas

Obra vai desafogar trânsito na região metropolitana de São Paulo e interligar dez rodovias

seg, 13/07/2009 - 15h47 | Do Portal do Governo

Uma montadora de carros alemã escolheu o Trecho Sul do Rodoanel para lançar um novo modelo. Dois pilotos profissionais foram contratados para testar a eficiência do veículo e a qualidade da pista em um trajeto artificial montado especialmente para a ocasião. Ainda em fase de execução, a obra é a maior em andamento na malha rodoviária do Brasil.

“Essa obra será um sucesso porque vai facilitar muito o trânsito na cidade de São Paulo. O traçado e a aderência do asfalto permitem que qualquer carro possa trafegar por aqui em segurança, desde que respeite a velocidade permitida”, afirmou Beto Gresser, campeão da categoria Stock Car Light em 2007.

A construção do Trecho Sul começou a ser executada pelo Governo de São Paulo em maio de 2007. O empreendimento de 61,4 quilômetros de extensão vai trazer inúmeros benefícios para o Estado: haverá redução de R$ 2 bilhões por ano nos custos com transporte, diminuição de 43% do volume de veículos de carga na Avenida dos Bandeirantes (importante rota de escoamento da produção de São Paulo e interligação com o Porto de Santos) e queda de 47% da quantidade de veículos na Marginal Pinheiros.

Além de melhorar o transporte e a economia da região, a obra também terá reflexos no meio ambiente e na saúde. A previsão é de que haja uma redução de 67% do risco de acidentes e melhoria da qualidade do ar de 6% na região metropolitana de São Paulo. O tempo no trânsito também vai ser menor. Hoje, utilizando as marginais e a Avenida dos Bandeirantes, o motorista costuma gastar até 2h30 no trânsito para atravessar a cidade e chegar às rodovias que levam ao Porto de Santos. Com o uso dos Trechos Oeste e Sul do Rodoanel, a travessia poderá ser feita em 50 minutos.

“Com a conclusão do Trecho Sul, São Paulo vai ganhar muito com o volume de tráfego. O congestionamento que observamos hoje, sobretudo nas Marginais Tietê e Pinheiros e na Avenida Bandeirantes, será bem menor. Além disso, as exportações serão facilitada porque as principais estradas do País serão interligadas ao Porto de Santos. Isso sem mencionar a diminuição das distâncias, a economia de combustível, os benefícios para o meio ambiente com a redução de gases poluentes e o belo cenário que viagem oferece”, disse Pedro Paulo Campos, engenheiro fiscal da Dersa.

Até junho de 2009, 75% do planejamento do Trecho Sul já foi concluído. A previsão de entrega total do Rodoanel é abril de 2010, mas, se as obras continuarem nessa velocidade, alguns trechos poderão ser inaugurados antes do prazo final. Só os Trechos Sul (quando estiver pronto) e Oeste (já em operação) vão interligar sete rodovias: Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhanguera, Bandeirantes, Anchieta e Imigrantes. Com o término da obra, também serão adicionadas à lista as vias Ayrton Senna, Fernão Dias e Dutra.