Monica Serra assina protocolo de intenções para restauração do Parque da Água Branca

A presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, Monica Serra, recebeu nesta quarta-feira, 31, na sede do FUSSESP, secretários estaduais e municipais […]

qua, 31/10/2007 - 20h27 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, Monica Serra, recebeu nesta quarta-feira, 31, na sede do FUSSESP, secretários estaduais e municipais para a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções do projeto “Verde é Vida”, que prevê a restauração do Parque Dr. Fernando Costa – Água Branca, no bairro das Perdizes, zona oeste da capital.

O projeto Verde é Vida tem o objetivo de desenvolver atividades para recuperar e restaurar parques e áreas verdes localizadas em espaços urbanos dos municípios do Estado de São Paulo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

A presidente do FUSSESP ressaltou a importância das intervenções para a população usuária dos parques da cidade. “ Nossa intenção com o projeto é devolver a beleza e funcionalidade desses locais, possibilitando que a população possa usufruir integralmente destes espaços públicos para o lazer, atividades físicas e também como espaço cultural, além de resgatar e preservar um patrimônio histórico público”, disse Monica Serra.

Freqüentadora assídua do Parque da Água Branca, a aposentada Maria Estela Siqueira Cunha, de 90 anos, ficou feliz com as obras que serão feitas no local. “Aqui temos a menor área com a maior variedade de árvores, cinco minutos aqui e respiramos oxigênio para muitas horas, não tem valor que pague a terapia que é andar neste local, além disso,  se o parque for bem tratado o usuário respeita, porque sente orgulho de ter uma área como esta na cidade”, frisou a usuária.

O assessor técnico do FUSSESP e coordenador do projeto Verde é Vida,  Hudson Pacífico da Silva, explicou como está sendo feita a estratégia de implantação das atividades de  restauro do Parque da Água Branca. “Foram detectadas necessidades técnicas no local que englobam 5 etapas de intervenções, sendo elas na área verde, nas águas e saneamento, energia e iluminação, infra-estrutura e sinalização”. O coordenador ainda salientou que os usuários também foram ouvidos para a elaboração do plano estratégico de intervenções. “A direção do parque é nossa parceira neste projeto e tem uma aproximação muito grande com os usuários, por isso,  as solicitações da população também foram levadas em conta na elaboração do plano de recuperação do local”, disse o coordenador.

O evento contou com a presença dos parceiros do Verde é Vida, a Secretária Estadual de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, do Secretário Adjunto da  Secretaria Estadual da Agricultura, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, do Secretário Estadual do Meio Ambiente Francisco Graziano Neto e do Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge.

Obras de recuperação

O projeto possibilitará a preservação de um patrimônio histórico destinado ao lazer da população e ao convívio social, bem como a utilização do espaço público já existente para exposição de produtos artesanais e promoção de alimentos orgânicos.

As obras deste ano serão voltadas para jardinagem e podas, retorno do abastecimento de água para o tanque de carpas, implantação de postes de iluminação e recuperação das vias de circulação. Para o próximo ano estão previstas intervenções como, reforma dos banheiros, com adaptação para pessoas portadoras de deficiência física, modernização do playground, construção de praças de alimentação e novo sistema de segurança, entre outras.

Do FUSSESP