Mônica e Zé Gotinha se unem na vacinação contra pólio e sarampo no ‘Dia D’ em SP

São Paulo tem ‘Dia D’ de imunização no sábado; meta da campanha é vacinar 2,2 milhões de crianças

sex, 17/08/2018 - 18h11 | Do Portal do Governo

 

A Secretaria de Estado da Saúde vai reunir a Mônica, famosa personagem de Mauricio de Sousa e embaixadora da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil, e o Zé Gotinha, tradicional ícone da imunização infantil no Brasil, durante o segundo ‘Dia D’ de vacinação contra sarampo e paralisia infantil (poliomielite) em SP, que acontece neste sábado (18).

A ação acontece no Centro de Saúde (CS) Pinheiros, a partir das 9h30, com apoio da Unicef, do Ministério da Saúde e do desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica. A unidade está localizada na Rua Ferreira de Araújo, 789, na região de Pinheiros,  capital paulista, e estará em funcionamento das 8h às 17h.

Por todo o Estado, 5,8 mil postos de vacinação fixos e volantes estarão em funcionamento, das 8h às 17h. Mais de 38,4 mil profissionais estão mobilizados na campanha do Estado, com suporte de cerca de 2,8 mil veículos, entre carros, ônibus e barcos.

Até o momento, mais de 40% das crianças paulistas com idade entre 1 e menores de 5 anos já estão vacinadas contra poliomielite e sarampo. Foram aplicadas 1.775.984 doses de ambas as vacinas, desde 4 de agosto, quando a campanha começou com ‘Dia D’ extra de vacinação realizado exclusivamente no Estado de São Paulo.

Nesse período, 895.773 crianças foram vacinadas contra pólio e 880.211 contra sarampo. A população-alvo prevista na campanha é de 2,2 milhões de crianças paulistas.  O balanço foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com base nos dados informados pelos municípios.

É fundamental que os pais ou responsáveis levem aqueles que ainda não foram vacinados aos postos até 31 de agosto, data prevista para encerramento da campanha. Como é o caso do corretor Guilherme Lima, que vai aproveitar o sábado para levar sua filha ao posto perto de casa. “É importante esse tipo de ação para conscientizar a população que ainda não levou seus filhos. Eu vou ficar bem tranquilo após leva-la neste sábado”, conta ele.

A meta é imunizar pelo menos 95% das crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos.

“Contamos com todos os pais e responsáveis para que levem as crianças aos postos de saúde neste segundo Dia D de vacinação no Estado de São Paulo. A colaboração de todos é indispensável para elevarmos a cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo entre as crianças entre um e cinco anos incompletos, garantindo a proteção desse público contra as doenças”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

De acordo com o infectologista Ralcyon Teixeira, a doença geralmente se manifesta de forma mais acentuada nos primeiros dias após o contágio. “Os principais indícios do vírus são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e aparecimento inflamações avermelhadas na pele. Ao perceber os sintomas, o indivíduo deve procurar imediatamente atendimento médico”, afirma o especialista do Instituto Emílio Ribas.

A vacina é contraindicada para crianças imunodeprimidas, como aquelas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos. A Secretaria também orientou as prefeituras paulistas para que as salas de vacinação façam a triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que estas recebam a vacina contra sarampo produzida pelo laboratório BioManguinhos. Além deste produto, os municípios também estão recebendo, a partir desta semana, a vacina produzida pelo Serum Institute of India, enviada pelo Ministério da Saúde, e que contem a referida proteína. Essa vacina poderá ser aplicada normalmente nas crianças não alérgicas.

“Não há motivo para preocupação. No Brasil, a incidência de alergia ao leite de vaca é de 2%, portanto, trata-se de uma situação rara”, explica Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria. A reação alérgica pode ter como sintomas coceira, náusea, diarreia nas duas primeiras horas após a ingestão do alimento ou produto com o componente. Diante de qualquer suspeita, os pais ou responsáveis devem levar as crianças ao médico.

Não há registro de casos de paralisia infantil em SP há 30 anos e, desde 2000, não existem casos autóctones de sarampo no Estado.

Os estúdios da Mauricio de Sousa produziram uma tirinha (veja anexo) para incentivar as famílias a levarem as crianças para se vacinar. A HQ foi divulgada anos perfis sociais do Unicef e da Mauricio de Sousa Produções.  “Como pai de 10 filhos, sei da importância da vacinação para que as crianças cresçam saudáveis e livres de doenças sérias. Como embaixadora do UNICEF, Mônica cumpre seu papel de alertar aos pais para esse direito das crianças”, afirma o desenhista Mauricio de Sousa, pai da Mônica e de outros 400 personagens.