Moderno posto do IML é entregue na zona sul da Capital

As novas instalações permitirão um atendimento de melhor qualidade, com maior conforto e segurança para os quase três milhões de habitantes da região

seg, 07/05/2007 - 20h15 | Do Portal do Governo

Depois de um ano de reformas, o posto do Instituto Médico Legal (IML) na Zona Sul da capital foi reaberto nesta segunda, dia 7, às 10 horas. As novas instalações permitirão um atendimento de melhor qualidade, com maior conforto e segurança para os quase três milhões de habitantes da região, que não precisarão mais se deslocar até o IML Central, em Pinheiros.

Localizado na Rua Irmã Gabriela, 42, no Brooklin, o posto Sul do IML passa a contar com espaços distintos de atendimento, com entradas e saídas independentes, uma para presos e suspeitos, e outra para cidadãos comuns. A mudança garantirá conforto e segurança ao público, e permitirá uma otimização dos equipamentos.

Os dois prédios que compunham o posto foram unificados, e terão uma única recepção, que atenderá tanto à clínica médica como ao necrotério. Deficientes físicos poderão contar com dois banheiros adaptados.

Na reforma dos 650 m² do IML Sul e na compra de novos equipamentos, o Estado de São Paulo investiu R$ 305.650,00. Foram gastos R$ 290.000,00 na reforma da estrutura física. O restante foi usado na compra de mobiliário e equipamentos para melhorar o atendimento, como a instalação de uma sala de Raios-X, que possibilitará maior eficácia e agilidade aos exames de lesão corporal.

A nova unidade prestará novos serviços, como o reconhecimento digital de cadáveres. Ao procurarem um ente desaparecido, as famílias não precisarão mais passar pelo constrangimento de entrar num necrotério. A busca poderá ser feita por meio de fotos digitais dos corpos, roupas e bens encontrados com os cadáveres. Para ter acesso a este tipo de serviço, o cidadão precisa se dirigir ao posto do IML que deseja consultar.

Serviços prestados à população

As novas instalações estão capacitadas para realizar exames como os de lesão corporal, verificação de embriaguez, violência contra a mulher, violência contra crianças e adolescentes, maus tratos em idosos, em vítimas de acidentes de trabalho e de trânsito, cautelares em presos, além das necropsias, equivocadamente chamadas de autópsias.

A maioria dos exames realizados IML é em pessoas vivas, e não mortas, como se imagina. “Este tipo de atendimento representa cerca de 80% da demanda total do órgão em todo o Estado”, afirma o diretor do IML, o médico-legista Hideaki Kawata. A Equipe de Perícias Médico-Legais Sul é composta por 10 médicos, seis auxiliares de necropsia e oito atendentes de necrotério.

História

O Instituto Médico Legal foi fundado em 1885, como Serviço Médico Policial da Capital. O órgão técnico mais antigo da Polícia é estruturado por núcleos de perícia na Grande São Paulo e no Interior. Hoje todos os postos da Capital são informatizados. Desde 1958, a sede do IML fica na Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros.

Subordinado à Polícia Técnico-Científica, o IML é formado por equipes de técnicos e médicos, que, mediante a análise científica de vestígios deixados na prática de delitos, produz provas técnicas ou periciais. O Instituto atua com intuito de fornecer bases técnicas em Medicina Legal para o julgamento de causas criminais. Atualmente, o Estado de São Paulo conta com 51 postos do IML no Interior, dez na Grande São Paulo e quatro na capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

(R.A.)