Moderna e segura, Estação Sacomã inicia operação de testes

Nova estação oferece mais tecnologia, segurança e acessibilidade aos usuários

ter, 19/01/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, 22, os usuários que utilizarem a nova Estação Sacomã, Linha 2-Verde do Metrô, vão encontrar mais tecnologia, segurança e acessibilidade. O projeto atual da estação conta com portas automáticas (substituindo o modelo de catracas), quatro elevadores e pisos táteis projetados para a circulação de pessoas com deficiência, além de uma porta de contenção entre o vão e a plataforma, que evita acidentes e acesso aos trilhos.

A construção é resultado parcial do Plano de Expansão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que inclui também a criação das Linhas Amarela e Lilás para os próximos anos.

No período de testes, das 10h30 às 15 horas, os usuários poderão utilizar gratuitamente as instalações e realizar pequeno passeio no trecho Sacomã – Alto do Ipiranga. Um dos usuários que experimentou a novidade foi Valdir Aiello, 64 anos, que mesmo não habituado com tanta tecnologia encarou com bom humor as novidades. “É coisa de primeiro mundo! Atrapalhei um pouco no momento de sair da estação, pois estava acostumado com as antigas catracas”, diz Valdir, que aprovou o novo sistema e pretende utilizá-lo mais vezes.

Além de Valdir que soube da novidade e foi conferi-la de perto, Sônia Maria da Costa, 56 anos, aproveitou as férias escolares para levar a filha Ellien de Lima e a sobrinha Pietra Regina Amorim, ambas de oito anos, para conhecer a nova estação. As garotas ficaram admiradas com o que viram, principalmente com a proteção da porta plataforma que evita acidentes no vão dos trilhos. “Como mãe, ficaria muito tranquila se a minha filha utilizasse esse serviço, pois geralmente a concentração de pessoas nas estações é grande, e todo cuidado é pouco”, afirma Sônia.

Para quem permanece o dia inteiro entre ônibus e Metrô como o office boy Fábio Wellington, 17 anos, segurança e agilidade são indispensáveis. Diariamente, ele percorre a região e utiliza a Linha Verde para cumprir as metas diárias de trabalho. Para ele, o novo modelo facilitará a vida de toda a população, evitando riscos de acidentes no embarque e desembarque dos trens, além de melhorar o ânimo das pessoas durante as viagens.

A Estação Sacomã fica na Rua Greenfeld (Bairro Ipiranga), entre as ruas Bom Pastor e Lino Coutinho, com dois acessos para os usuários, ambos situados na Greenfeld, esquina com a Rua Agostinho Gomes. A base da estação fica a 18 metros de profundidade, com três níveis principais: nível dos acessos, do mezanino (onde estão localizados o hall de bilheterias, os bloqueios e as salas operacionais) e o nível das plataformas. Passarelas de acesso ao terminal de ônibus e pisos com alerta encaminham as pessoas com deficiência visual aos elevadores.

Da Agência Imprensa Oficial