Mistura latina do piano de Atílio Stampone com o violão de Ulisses Rocha, dá o tom no Memorial

Evento com entrada franca celebra o aniversário da Independência Argentina no Memorial da América Latina.

qui, 24/05/2007 - 10h53 | Do Portal do Governo

Celebrando o aniversário da Independência Argentina, a série Conexão Latina 2007 recebe num encontro histórico Atílio Stampone, mitológico pianista da orquestra de Astor Piazzolla, e o violonista brasileiro Ulisses Rocha. O show acontece na próxima sexta-feira (25/05), às 21 horas, no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, com entrada franca.

O mestre argentino traz no repertório os tangos Responso, de Aníbal Troilo. Taconeando, de Pedro Maffia – Staffolani; Balada para un Loco, de A.Piazzola y H. Ferrer; Viejo Tortoni, de Eladia Blazquez; Naranjo en Flor, de Homero y Virgilio Expósito; Por una Cabeza, de Carlos Gardel y Le Pêra; a milonga La Puñalada (Pintín Castellanos) e o clássico El Dia Que Me Quieras, de Carlos Gardel y Le Pera.

Para sua apresentação solo, Ulisses selecionou obras de própria autoria, como Fim de Tarde, Desatino, Três Dedos e Ilusão; além Ponteio, de Edu Lobo; e Infância e Frevo, ambas de Egberto Gismonti. Juntos, a dupla executará os tangos El Choclo, de Angel Villoldo; e Mi Amigo Cholo, do próprio Stampone.

Um dos grandes mitos da música Argentina, o pianista, maestro, arranjador e compositor Atilio Stampone fez história na orquestra de Piazzola, onde tocou entre 1946 e 1948, e depois nos idos de 1950, no legendário Octeto Buenos Aires. Stampone é autor da música tema da película La História Oficial, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. Em 1989, compôs para o espetáculo teatral Discepolin, que é baseado na vida do grande cantor de Tango Enrique Discépolo. Naquele mesmo ano, assinou a trilha sonora do filme Tango Ba, uma co-produção de Porto Rico e Argentina.

Respeitado nome da música instrumental brasileira, Ulisses Rocha foi indicado duas vezes para o prêmio Sharp nas categorias de melhor música instrumental e melhor solista. Em 1985, a convite de Cezar Camargo Mariano integrou o grupo Prisma. Seu primeiro disco solo, intitulado Alguma Coisa a ver com o Silêncio foi lançado no Brasil e na Europa. Como solista, Ulisses se apresentou com as orquestras sinfônicas de Campinas, Americana e a Jazz Sinfônica, participou de festivais nacionais e internacionais. Em 2003, apresentou-se em Connecticut e Nashville, dois reconhecidos centros violonísticos dos EUA. No ano passado, subiu ao palco como concertista e ministrou masterclasses em Albany, na GSUNY (Guitar Society of Upstate New York). Desde 1990, é professor da Faculdade de Música da Unicamp.

Elo musical: o projeto Conexão Latina promove mensalmente o encontro de artistas e grupos Latino Americanos que sobem ao palco do Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, dispostos a estabelecer um “diálogo musical”, revelando o que há em comum entre suas composições, interpretações, arranjos e performances.  Os shows ocorrem sempre na última sexta-feira de cada mês, com entrada franca.

Além de proporcionar à capital paulista um contato mais próximo com a cultura musical do continente, a série Conexão Latina permite a troca de informações e experiências, fortalecendo a integração cultural entre os países latino-americanos.

Conexão Latina 2007.

Dia 25/05, sexta-feira, às 21h

Auditório Simón Bolívar

Entrada Franca

 

Fundação Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra funda

Tel. (11) 3823-4600

www.memorial.sp.gov.br