Miniestação de tratamento da Sabesp reforça a oferta de água em Ilhabela

Unidade no município do litoral de São Paulo pode operar especialmente em situações adversas, como fortes chuvas

qua, 26/02/2020 - 8h29 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Sabesp

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) anunciou, nesta quinta-feira (20), que uma estação compacta foi instalada em Ilhabela para reforçar a oferta de água potável com capacidade de filtração em 50 litros por segundo. A unidade pode operar especialmente em situações adversas, como fortes chuvas, que aumentam o nível da turbidez da água do manancial e prejudicam o processo de tratamento.

Previsto inicialmente para permanecer em Ilhabela até o fim da alta temporada, o equipamento teve a estadia prolongada. “Nosso objetivo é reforçar o abastecimento no município durante o ano todo e, por isso, vamos manter a instalação até o fim da próxima temporada em 2021”, explicou Rui César Bueno, superintendente da Unidade de Negócio Litoral Norte.

A capacidade de tratamento da estação Água Branca, responsável pelo fornecimento de água para 80% de Ilhabela, passou de 100 litros/segundo para 150 litros/segundo. Recentemente, a Sabesp realizou uma visita com a prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, e seus secretários para apresentar a nova tecnologia, com o reforço para atender moradores e turistas no carnaval e demais feriados.