Micro e pequenas empresas pedem criação de novas estratégias para fortalecimento do setor

Representantes expõem o atual cenário do segmento durante encontro com o governador Geraldo Alckmin

qua, 03/06/2015 - 18h31 | Do Portal do Governo

Crédito, questões trabalhistas, qualificação profissional, infraestrutura e energia foram os principais temas discutidos nesta quarta-feira, 3, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, entre o governador Geraldo Alckmin e representantes das micro e pequenas indústrias do país. A proposta é encontrar alternativas sólidas para alicerçar e impulsionar as empresas do setor.

O encontro teve a participação do Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo (Simpi) e a Associação dos Sindicatos da Micro e Pequena Indústria (Assimpi), entre outras entidades, que, por sua vez, apresentaram o cenário preocupante da categoria em diferentes regiões.

Segundo as entidades, a adoção de medidas pode evitar o fechamento em massa de micros e pequenas indústrias, não só em São Paulo, mas em todo o país. “Colocamos na pauta a questão do crédito através da Desenvolve SP, que é nossa agência de fomento, e a questão tributária e de energia”, afirmou o governador.

De acordo com o último levantamento do Simpi, que antecipa as tendências das micro e pequenas indústrias em todo o Brasil, 66% das empresas da categoria estão em risco, o que corresponde a 188 mil indústrias somente no estado de São Paulo. “Temos que estimular quem investe, quem trabalha e produz riquezas para o país”, disse Alckmin. “É preciso destacar a importância social da pequena empresa na geração de trabalho e renda e na sua capilaridade no território nacional”, completou.

Do Portal do Governo do Estado