MG economiza com sistema de distribuição de remédios de SP

Programa "Farmácia Eletrônica" já foi instalado em 28 regionais de saúde mineiras

ter, 28/04/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A ferramenta de gestão “Farmácia Eletrônica”, sistema de distribuição de medicamentos desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) para o Hospital das Clínicas, apresenta bons resultados não só em São Paulo, mas como em outros estados para os quais é exportado.

O sistema é utilizado pela Secretaria de Saúde do Governo de Minas Gerais desde outubro de 2005. Das cerca de 30 regionais de saúde mineiras, o programa já foi instalado em 28.

O Farmácia Eletrônica reduz o desperdício na distribuição de medicamentos. A economia é obtida pela identificação e eliminação de múltiplas prescrições para o mesmo paciente e pela introdução de uma agenda informatizada que programa o retorno do paciente em função da quantidade entregue.

Conforme balanço da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, o valor total de medicamentos dispensados foi de R$ 167.430.925,12, com uma racionalização (redução) calculado de R$ 62.786.596,92, ou seja 37,5%.

A Prodesp dá suporte e manutenção evolutiva do sistema, enquanto o Data Center da Prodemge (Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais) hospeda e gerencia o programa.

Da Secretaria de Gestão Pública