Metrô já percorreu o equivalente a uma viagem de ida e volta Terra-Sol

Os trens do Metrô totalizaram mais de 300 milhões de quilômetros rodados desde o início de suas operações.

ter, 22/05/2007 - 11h12 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 21, ao final da operação comercial, os trens do Metrô ultrapassaram a marca de 300 milhões de quilômetros percorridos. Desde o início da operação comercial da Companhia do Metrô, em setembro de 1974, os trens realizaram o correspondente a 7.486 voltas ao redor do planeta, ou uma viagem de ida e volta Terra-Sol.

Todos os meses, as frotas de trens do Metrô percorrem 1.300.000 quilômetros, em média. A  Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) registra a maior quilometragem com 167.512.955 km, e o trem número 13 da Linha 1 é o que atingiu o maior número de quilômetros rodados, com 3.704.717 km. Já o trem mais antigo do Metrô é o de número 33, que circula também na Linha 1, com 3.369.961 km de operação.

Os trens do Metrô realizam em média 2.900 viagens nos dia úteis, das 4h40 às 24h15. A Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) apresenta o maior índice de funcionamento da rede, com 1.035 idas e voltas por dia. A Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) totaliza 960 viagens diárias. No trecho entre as estações Imigrantes e Vila Madalena, da Linha 2-Verde, os trens percorrem esse percurso 670 vezes por dia e na Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) são realizadas 315 viagens diárias.

Os 51 trens usados na Linha 1-Azul são datados de 1972. Já as 47 unidades da Linha 3-Vermelha foram fabricadas entre 1982 e 1983. Os trens mais novos são os das linhas Verde e Lilás, respectivamente, de 1998 e 2002.

Qualidade Operacional

A qualidade operacional do Metrô de São Paulo, reconhecida internacionalmente, é garantida pelas 2.000 pessoas que trabalham na área de manutenção da frota de trens, sistemas e equipamentos. As atividades desenvolvem-se ao longo das linhas, estações e pátios. Nos pátios Jabaquara, Itaquera e Capão Redondo, estão localizadas as administrações gerais de manutenção das quatro linhas. Nesses locais, são realizadas a manutenção preventiva e corretiva dos trens, reparo de equipamentos em oficinas mecânicas, elétricas e eletrônicas, recebimento, inspeção e armazenagem de materiais em almoxarifados.

Nos mais de 32 anos de operação comercial do Metrô, já foram utilizadas milhares de peças para reposição na frota. Só de pastilhas de freio dos trens foram 534.000, 60.000 discos de freio, 11.800  rodas, mais 400.000 lâmpadas para os trens e 196.000 peças de vidro. Para troca de óleo, foram consumidos 731.000 litros ― números expressivos que ilustram o intenso trabalho diário para o bom funcionamento dos trens metroviários.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô