Metrô é premiado pela União Internacional de Transportes Públicos

Companhia foi reconhecida entre os melhores projetos regionais pela qualidade do relacionamento com seus usuários

qua, 10/06/2015 - 20h06 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo acaba de ser premiado no Congresso da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), realizado em Milão, na Itália. A companhia foi premiada na categoria Costumer Experience entre os melhores projetos regionais, pela qualidade do relacionamento com seus usuários. O trabalho “Ações de relacionamento inclusivas” apresentado no congresso destaca as diversas ações que o Metrô desenvolve com vistas à inclusão social da população idosa e das pessoas com deficiência.

Entre as atividades está o Programa Experiente Cidadão de visitas monitoradas com pessoas idosas, a fim de orientá-las sobre o uso do sistema metroviário de transporte com a máxima segurança, incluindo a prevenção de comportamentos de risco. Além disso, o Metrô paulista produziu um manual do usuário idoso, ilustrado e de fácil compreensão, sempre enaltecendo o devido respeito ao cidadão com idade avançada.

Diariamente, 1.692 pessoas com deficiência são acompanhadas nas 69 estações, que são 100% acessíveis. A companhia capacita de forma intensiva o seu quadro de funcionários operativos para atender e auxiliar o deslocamento seguro de pessoas com deficiência visual e física.

O serviço de acompanhamento Jovens Cidadãos é realizado em todas as estações do Metrô, com assistência direta até o embarque no trem, seguindo as orientações do procedimento e treinamento específico, de modo que na estação de desembarque tenha outro funcionário para acompanhar com segurança a pessoa com deficiência até a saída da estação.

Recentemente, o Metrô foi apontado pela população entre os melhores serviços da capital.

Do Portal do Governo do Estado