Metrô e CPTM ampliam horário de atendimento

Serra percorreu uma hora e vinte minutos a Linha 2 do Metrô

dom, 19/08/2007 - 11h19 | Do Portal do Governo

Três minutos para a meia-noite na estação Sumaré do Metrô, onde os termômetros marcam 16 graus. O governador de São Paulo, José Serra, e o prefeito Gilberto Kassab chegam juntos para uma viagem. O destino: estação Vila Madalena. O objetivo: querem conferir de perto a primeira noite de ampliação no horário de funcionamento das linhas do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). 

Em meio ao alvoroço, uma senhora corre para não “perder o trem” rumo à estação Clínicas, mas logo é orientada pelos funcionários do Metrô a se acalmar. E o motivo é simples: o Trem da Meia Noite – nome dado ao projeto de esticar o horário do transporte sobre trilhos na Capital – já está em pleno funcionamento até a uma da manhã. 

A poucos metros da senhora, agora mais tranqüila, Serra e Kassab aguardam pelo trem. Em segundos, a composição pára. Todos entram e muitos usuários parecem não entender o que acontece. É apenas mais um sábado na vida noturna da cidade de todas as tribos. A efervescência cultural distribuída em vários pontos da metrópole também se faz presente ali. Prova disso, o saxofonista Carlos Soares Daia. Ele brinda a todos com Trem das Onze de Adoniram Barbosa. 

No meio do trajeto, o governador deixa o seu assento, percorre o vagão e se aproxima de um rapaz. Quer saber a avaliação do dele sobre a nova experiência O rapaz não hesita em responder.  “Fiquei surpreso com a novidade. Agora posso ficar mais tempo na casa da minha namorada”, comemora o estudante Ayrton Marquezini, que desembarca na estação Ana Rosa.  

A viagem prossegue e o repertório do saxofonista Carlos Soares muda a cada estação. Desta vez, o som que surge ao fundo do vagão é de Caetano Veloso. A canção não poderia ser mais original: Sampa. Aos poucos, o semblante de passageiros antes com rostos confusos, dá lugar a sorrisos. 

Antes de sair do trem de número 3284. Serra dirige-se à cabine da maquinista Arlete Maria Fraga para agradecer a viagem. Arlete trabalha há 16 anos no metropolitano de São Paulo.

Depois, o governador sobe algumas escadas e assiste a mais um show. Trata-se da apresentação do grupo de samba “Nova Versão”, formado por motoboys paulistanos que nas horas livres tocam. 

Os ponteiros do relógio da estação Vila Madalena indicam os primeiros quinze minutos do domingo, quando Serra decide partir para a recém-inaugurada estação Alto do Ipiranga, no outro extremo da Linha 2. 

Lá, ele assiste a uma apresentação do conjunto “Choro, Seresta & Cia”. O grupo também é prestigiado por um casal de namorados, o engenheiro Edson Sakamoto e a universitária Larissa Sakurai. “A apresentação me chamou a atenção”, conta Larissa. Mas, para ela a grande notícia da noite é o fato do Metrô ter estendido o horário de operação.  

“Seremos beneficiados porque usamos muito o Metrô”, observa. “Será um motivo a mais para irmos aos restaurantes da cidade”, completa Edson, numa referência aos 12,5 mil restaurantes espalhados pela cidade, conforme dados da São Paulo Turismo. Além dele, garçons, manobristas, gerentes de lanchonetes, entre outros, serão contemplados com a medida do governo paulista. 

Análise 

Uma hora e vinte minutos após percorrer de um lado ao outro a Linha 2 do Metrô, José Serra fez um balanço. “Essa é uma experiência que facilita a vida de pessoas que trabalham à noite. Nós vamos ver como será o funcionamento, porque no futuro pretendemos aumentar isso. É um ato que amplia a vida da cidade”, analisou. 

Serra também lembrou que, durante o percurso, procurou ouvir usuários para ter uma avaliação. “A recepção foi a melhor possível”, frisou. 

Para o prefeito Gilberto Kassab, a decisão do Metrô vai incrementar o turismo em São Paulo. “O turismo paulista é um dos mais expressivos da América Latina e traz receita para toda a nossa cidade. Portanto, essa atividade merece do poder público o incentivo para continuar crescendo e gerando empregos”, afirmou. 

Também acompanharam o governador durante todo trajeto o secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, e o secretário Estadual da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão. 

Cleber Mata