Metrô contesta informações divulgadas por sindicato

Companhia sempre esteve aberto para negociar as reivindicações dos metroviários e jamais se portou de forma intransigente

sex, 03/08/2007 - 1h08 | Do Portal do Governo

O sindicato dos metroviários tem procurado enganar a opinião pública a respeito dessa greve abusiva que castiga a população trabalhadora de São Paulo. É preciso esclarecer que:

1. O Metrô sempre esteve aberto para negociar as reivindicações dos metroviários e jamais se portou de forma intransigente. Só nessa negociação específica foram apresentadas pelo Metrô três propostas, todas recusadas pelo sindicato.

2. Para garantir o direito da população de usar o transporte público, o Metrô recorreu à Justiça do Trabalho, que determinou a manutenção de 85% dos serviços, ordem judicial que foi solene e afrontosamente desprezada pelo sindicato.

3.  O Metrô participou nesta quinta-feira de uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho-TRT onde o procurador do trabalho solicitou que o Sindicato dos Metroviários seja punido com multa de R$ 100 mil por dia. O procurador também avaliou que o Metrô fez o que podia para manter os 85% de trens funcionando.

4. A média salarial dos funcionários do Metrô é de R$ 3.600,00.

5. Os metroviários têm direito a um plano com inúmeros benefícios que inclui previdência privada, plano de saúde e bonificação por tempo de serviço.

6. Metade do 13º é antecipada e paga em janeiro.

7. Neste ano de 2007 os funcionários do Metrô já receberam a participação nos resultados relativa a 2006 além de um aumento acima da inflação

8. É importante esclarecer que a reivindicação do sindicato diz respeito à participação nos resultados que a companhia atingir no final do corrente ano. A participação nos resultados é uma maneira moderna que as empresas têm para incentivar seus funcionários a prestarem um serviço melhor para a população. Uma forma da empresa se superar. E não é possível antecipar a participação nos resultados de 2007 se o ano ainda não acabou e, portanto, os resultados ainda não puderam ser apurados.

9. Esta é a terceira vez que os metroviários param neste ano. Em 23 abril, a categoria parou contra a Emenda 3, que é de âmbito federal e trata de um assunto absolutamente alheio às relações de trabalho no Metrô: a contratação de pessoa jurídica sem vínculo empregatício. Em 14 de junho, foi por causa da campanha salarial. Nesta ocasião a empresa concedeu 4,35% de reajuste e 3,09% nos benefícios. Desta vez, a greve é para antecipar a participação nos resultados que a empresa atingir no final de 2007.

10. A população de São Paulo não pode ser prejudicada por disputas políticas do sindicato que terá eleições em setembro e nem penalizada por uma greve injusta e abusiva. Diariamente três milhões de pessoas utilizam o Metrô para se deslocar na cidade. São trabalhadores e muitas vezes pessoas simples que não possuem outra forma de se transportar na capital.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo