Meninas da Febem de Parada de Taipas ganham piscina e Oficina de Informática

Mário Covas e sua esposa Lila agradecem aos parceiros e convocam a todos para a tarefa de construir um mundo melhor no novo milênio

sex, 29/12/2000 - 20h32 | Do Portal do Governo


Mário Covas e sua esposa Lila agradecem aos parceiros e convocam a todos para a tarefa de construir um mundo melhor no novo milênio

As 40 adolescentes do Internato Parada de Taipas da Febem tiveram um de seus sonhos realizados. A partir de agora, elas poderão aproveitar o verão e aprender novas profissões na piscina construída na unidade e também na Oficina de Informática. Nesta sexta-feira, dia 29, o governador Mário Covas e a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Lila Covas, participaram da cerimônia de inauguração dos novos equipamentos do doados por parceiros do Fundo. Os seis computadores que compõem a oficina foram doados pela Eletropaulo Metropolitana, que entregou um total de 20 equipamentos para a Febem. Já a piscina foi construída pela Sansuy S.A Indústria de Plástico. As internas também receberam kits com acessórios para natação de parceiros do Fussesp, incluindo maiô e toca de banho, doados pela Speedo.
Lila Covas contou que quando esteve na unidade para a entrega dos computadores ficou tão satisfeita por encontrar um espaço bem cuidado e disse que gostaria de dar uma lembrança para as meninas. ‘Aí, a Daiana (Cristina Cordeiro, de 17 anos) pediu uma piscina’, lembrou. No mesmo dia, a presidente do Fussesp e o governador receberiam um grupo de empresários no Palácio dos Bandeirantes para um jantar japonês oferecido com o objetivo de angariar fundos para a finalização das obras do Hospital de Nova Cachoeirinha. Ela aproveitou a oportunidade e pediu ao presidente da Sansuy, Takeshi Honda, que construísse a piscina. O pedido que foi prontamente atendido e em menos de dois meses a piscina ficou pronta.
‘Sempre foi nossa política interagir com a comunidade’, disse Honda. Para ele, ter a oportunidade de integrar-se a esse movimento pelo social é uma honra para a empresa. ‘Graças a esse pedido, vocês vão aprender duas ofissões’, afirmou Lila Covas. As meninas aprenderão a limpar a piscina e também terão aulas com o Corpo de Bombeiros para Salva-Vidas.
Durante a cerimônia, outro parceiro do Fundo Social de Solidariedade, a De Nadai Alimentação, resolveu doar à unidade um aparelho de karaokê, que será entregue na próxima semana. A doação foi anunciada pelo governador Mário Covas e muito comemorada pelas garotas, principalmente por Sandra Regina de Araújo, que cantou o Hino Nacional sem qualquer acompanhamento musical. ‘Ela não precisa mais de profissão’, elogiou Covas.

Boas notícias da Febem

De acordo com o presidente da Febem, Benedito Duarte, este ano a instituição teve momentos de amargura e insucesso, mas também teve muitas coisas boas, que não foram noticiadas. Entre os exemplos, ele citou que as unidades das Zonas Norte e Oeste da Capital se uniram e os internos produziram 900 cartões de natal. Além disso, foi inaugurada uma fábrica de bolas na Febem Franco da Rocha. Nessa unidade, 200 adolescentes fabricam bolas e recebem R$ 2,00 por unidade produzida. ‘Um real vai para a família e um real vai para uma caderneta de poupança para que o jovem possa resgatar quando sair da Febem’, afirmou Duarte. Até o fim do mês de janeiro, essa fábrica deve produzir 10 mil bolas.
No Interior, o presidente da instituição destacou a unidade de Ribeirão Preto, onde 60 adolescentes conseguiram autorização judicial para passar o natal em casa. Já na unidade visitada hoje, ele ressaltou a escolarização das meninas. ‘Aqui, 100% das internas comparecem as aulas e este ano tivemos 100% de aprovação’, disse. Duarte também apontou que a reincidência de crimes praticados por adolescentes que deixaram a Febem é próxima a zero.
O secretário estadual da Assistência e Desenvolvimento Social, Edsom Ortega, aproveitou a oportunidade para fazer um balanço do que foi feito para a modernização da Febem neste ano 2000. Em 12 meses foram construídas 17 novas unidades e até abril serão entregues mais 12 unidades.
Nesse período também foram desativados definitivamente o Complexo da Imigrantes, os cadeiões de Santo André e Pinheiros e o COC do Carandiru. ‘Em 12 meses contratamos novos funcionários; investimos na qualificação instalamos 22 oficinas de profissionalização em informática; investimos em várias oficinas de profissionalização’, disse Ortega. A Febem também passou a contar com ouvidorias. O secretário também agradeceu todas as parcerias, entre elas as empresas que estão adotando unidades da Febem, como a Dersa, a Cosesp e a Nossa Caixa/Nosso Banco.
Para o próximo ano, Ortega destacou os investimentos que serão feitos na prevenção. ‘O melhor investimento que se faz é na prevenção. No ano que vem, o Governo do Estado está destinando R$ 130 milhões em ações de caráter preventivo’, ressaltou.
Em seu pronunciamento, Covas criticou duramente aqueles que afirmam que a Febem é uma escola para o crime. ‘A escola do crime está na sociedade. Poucos são os que pensam nos motivos que levam os adolescentesa terem de ir para a Febem’. Encerrou dedicando o milênio que se aproxima às crianças, convocando a todos para construir uma sociedade melhor.