Memorial: Veja como foi o seminário José Bonifácio, o Patriarca da Independência

Participaram Importantes historiadores e acadêmicos

qua, 14/06/2006 - 21h31 | Do Portal do Governo

Importantes historiadores e acadêmicos se reuniram na tarde do dia 12 de junho na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita para falar sobre o legado de José Bonifácio de Andrada e Silva e sua contribuição para a construção do Estado Nacional brasileiro.

Com o tema “José Bonifácio e a Formação do Estado Nacional”, o seminário reuniu um público predominantemente universitário, mas também pessoas de diversas áreas e idades, interessadas em conhecer mais sobre aquele que é considerado o patriarca da Independência.

Para abrir os debates, o presidente do Memorial, Fernando Leça, ressaltou a importância de se conhecer e discutir a obra do intelectual José Bonifácio. “Este seminário é uma oportunidade de conhecer aspectos importantes de sua trajetória”, disse. Em seguida, passou a palavra a Fausto Couto Sobrinho, do Arquivo do Estado, coordenador do programa pró-memória de José Bonifácio.

O evento teve caráter de efeméride, já que José Bonifácio nasceu em 13 de junho de 1763, na cidade de Santos. E, como bem ressaltou Leça, no dia 11 de maio passado, em cerimônia com a presença do governador Cláudio Lembo e de descendentes de José Bonifácio, foi descerrado o busto do Patriarca. A obra em bronze  encontrava-se no Palácio dos Bandeirantes e está aberta à visitação pública na Biblioteca Latino-americana Victor Civita.

O seminário nasceu a partir do Programa Memória de José Bonifácio de Andrada e Silva, instituído por um decreto estadual em janeiro deste ano. Para falar sobre essa personalidade, pouco conhecida do povo brasileiro, o Memorial recebeu os seguintes pesquisadores, que se debruçaram sobre a vida e a obra de José Bonifácio:

Jorge Caldeira – coordenador da mesa – formado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e doutor em Ciência Política. Dedicou-se ao jornalismo, tendo sido editor da Folha de S.Paulo e das revistas Istoé e Exame. Em 1994, publicou a biografia do Visconde de Mauá.

Cecília Helena Lorenzini de Salles Oliveira – professora titular do Museu Paulista da USP e da pós-graduação em História Social da mesma universidade. Pesquisadora do CNPq e autora de artigos e livros que tratam do processo de Independência do Brasil.

Miriam Dolhnikoff – docente do departamento de História da FFLCH – USP e coordenadora da área de História do Centro brasileiro de análise e planejamento (Cebrap). Autora, entre outros livros, de “José Bonifácio de Andrada e Silva: projetos para o Brasil”.

Maria Odila Leite da Silva Dias – professora titular de História do Brasil da FFLCH-USP e contratada da pós-graduação da PUC-SP. Autora de livros sobre a Guerra do Paraguai, sobre o poder e sobre historiadores.

Do Memorial da América Latina